AdvertisementAGI Brasil

Navios iranianos passam por Suez

Ismailia, Egito. Dois navios militares iranianos passaram ontem pelo Canal de Suez, no Egito, seguindo para o mar Mediterrâneo rumo à Síria, disse uma fonte da administração do canal. A medida foi classificada pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, como uma "provocação".

O Irã parece estar testando suas relações no Oriente Médio depois da queda do presidente egípcio, Hosni Mubarak. O tratado de paz de longa data com o Egito é crucial para a segurança regional de Israel.

Washington disse que estava monitorando os navios, que entraram no canal às 5h45 (0h45, horário de Brasília) ontem e passaram para o Mediterrâneo às 15h30 (10h30), informou uma fonte da Autoridade do Canal de Suez. "Seu retorno está previsto para o dia 3 de março", disse a fonte.

O Canal de Suez atravessa o Egito e permite o transporte de carga entre o Oriente Médio e a Europa sem a necessidade de circunavegar o extremo sul do continente africano.

A embocadura no norte do canal, o Porto Said, fica a cerca de 100 quilômetros de Israel, mas a rota do navio à Síria, seu destino final, conduziria a embarcação através de um percurso paralelo à costa israelense.

São as primeiras embarcações militares iranianas a passar pelo canal desde a Revolução Islâmica do país em 1979.

Fonte: Diário do Nordeste(CE)


Marintec Navalshore