Marintec Navalshore

Navio encalhado afunda em praia do Norte do Espírito Santo

O navio rebocador estava encalhado na Praia de Comboios, em Aracruz.
Ele afundou no momento em que era puxado para alto mar.

O navio rebocador que estava encalhado na Praia de Comboios, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, afundou no momento em que era puxado para alto mar, na tarde desta terça-feira (2). O prejuízo é de R$ 2,5 milhões.  Até o momento, não há registro de poluição ambiental, segundo a Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES). A retirada da embarcação do fundo está sob a responsabilidade da Empresa Armadora, assim como o estabelecimento de medidas de prevenção a uma possível poluição hídrica, já determinado pela Capitania.

A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) informou que, por ocasião do encalhe da embarcação Servemar XIX, uma equipe de militares da CPES esteve no local, nesta terça-feira, inspecionando a embarcação. Também nesta terça-feira foi aberto um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apuração das causas e das possíveis responsabilidades sobre o encalhe e posterior naufrágio. O prazo para conclusão do IAFN é de 90 dias.

Embora alertado pela Marinha do Brasil sobre a necessidade de apresentação de um Plano de Execução e que a tentativa de desencalhe da embarcação somente poderia ser realizada após o parecer favorável ao Plano apresentado (de acordo com a Norma da Autoridade Marítima nº16), a Empresa Armadora tentou efetuar o seu desencalhe, o que ocasionou o seu afundamento

A Capitania dos Portos já divulgou este fato em Aviso aos Navegantes a fim de alertar sobre o perigo da navegação no local.

Navio perdeu o controle
Um navio rebocador de cerca de 20 metros encalhou na madrugada da última segunda-feira (1º), na Praia de Comboios, no município de Aracruz, no Norte do Espírito Santo. O rebocador seguia para Conceição da Barra, também no Norte do estado, e estava com cinco pessoas a bordo.

Fonte: Do G1 ES

http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2011/08/navio-encalhado-afunda-em-praia-do-norte-do-espirito-santo.html

Cash Computadores

Assine Portos e Navios

Consórcio Águas Azuis

Syndarma

Envie uma pauta

Conapra

FGV Transportes

Antaq

Tche Digital

Sobena

Sinaval Abratec