Technomar

Mais de 100 armadores apoiam limites de velocidade para reduzir emissões

Mais de 100 armadores divulgaram uma carta aberta aos Estados membros da Organização Marítima Internacional (IMO) em apoio aos limites obrigatórios de velocidade para o transporte marítimo, a fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. 

A carta, com muitos representantes de bandeira grega, pede apoio ao tema, na próxima reunião da MEPC74 da IMO. O objetivo é reduzir em pelo menos 40% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030 e 50% até 2050, em relação a 2008.

Um total de 107 signatários incluiu os principais proprietários gregos e outros grandes proprietários europeus, como a Euronav e a Louis Dreyfus.

Publicidade
Catálogo da Indústria Marítima

 

“Como passo inicial, expressamos nosso forte apoio à IMO para implementar a regulamentação obrigatória de velocidades globais de navios, com base no tipo e tamanho. Nossa preferência seria definir velocidades médias anuais máximas para navios porta-contêineres e velocidades máximas para os demais tipos de navios”, diz a carta.

“Tal regulamentação deve ser implementada o quanto antes e a obrigação de cumprimento deve ser dada tanto aos armadores quanto aos operadores, incluindo afretadores.”

Além de reduzir as emissões de GEE, os limites de velocidade reduziriam significativamente o excesso de capacidade na navegação, algo que tem perseguido a indústria desde a crise financeira global em 2008.

Comentários

 

 

Reportagens da edição 702

Presença a bordo

08 Jul 2019 18:07 Navegação

Empresas pedem manutenção das vagas na formação para não faltar marítimos. Sindicato cobra equilíbrio entre oferta e demanda • O mercado de navegação no Brasil apresenta oferta de marítimos superior à...

Legal Seminar

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Considerado o mais importante mercado “offshore” fora do Mar do Norte, o Brasil também atraiu a atenção de armadores noruegueses em evento paralelo • A primeira apresentação deu uma visão das...

Mercado de gás

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

As oportunidades no setor de gás no Brasil também foram debatidas no evento.  A superintendente de Oléo e Gás do estado do Rio de Janeiro, Cristina Pinho, deu um quadro...

Brasil na Nor-Shipping

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Pela terceira vez o Brasil promove um seminário durante o evento • Se neste ano o clima do evento em geral já era mais leve que nas edições anteriores, no caso...

Kincaid

Assine Portos e Navios

Consórcio Águas Azuis

Syndarma

OTC Brasil

Tche Digital

Assine Portos e Navios

Aapa

ABTP

Sobena

Sinaval Abratec