Maersk incorpora 300 navios em pesquisa sobre oceano e clima

A Maersk aderou ao programa global Navio de Observação Voluntária (VOS), no esforço global de pesquisa sobre padrões climáticos e mudanças climáticas.

A empresa incluiu 300 navios de sua frota na pesquisa. O compromisso é de que toda a sua frota participe até o final de 2020. Os dados registrados ajudam os meteorologistas a criar previsões mais precisas de tempo e tempestade e também serão usados na criação de modelos que ajudarão os cientistas a entender melhor as mudanças climáticas.

“Como uma empresa global de logística de contêineres, nossos navios têm um papel vital em manter as cadeias de suprimentos em movimento com segurança e pontualidade. Ajudar a previsão do tempo e o avanço da ciência climática faz muito sentido para nós, pois essas duas áreas afetam nossas operações de várias maneiras ”, disse Aslak Ross, chefe de normas marítimas da Maersk.

Enquanto os cientistas colecionam e compartilham observações sobre condições climáticas e oceânicas há mais de 150 anos em todo o mundo, os avanços tecnológicos aumentaram significativamente a quantidade de informações que podem ser compartilhadas.


Catálogo da Indústria Marítima


Para obter mais dados com maior precisão, as cinco primeiras embarcações Maersk participantes do programa VOS estão equipadas com um tipo mais avançado de AWS, chamado Estação Meteorológica Automática Comum Europeia (EUCAWS). O sistema EUCAWS coleta automaticamente dados sobre pressão atmosférica, temperatura do ar e umidade relativa e os transmite a cada hora para as estações de pesquisa designadas. Até o final de 2020, um total de 50 estações estão planejadas para operar em navios Maersk, fornecendo a maior frota de AWS de uma única empresa.

Enquanto mais de 3000 navios estão envolvidos no programa VOS, a participação geral diminuiu nos últimos anos devido à redução nos recursos financeiros e de tripulação da frota comercial global. Novas tecnologias, como a AWS e os diários eletrônicos, no entanto, levaram a um aumento na quantidade e qualidade das observações de cada navio.


Marintec Navalshore