Esquadra da Marinha chega a Rio Grande

Atracou, no começo da tarde de hoje, 20, no porto rio-grandino, o submarino Tamoio. A embarcação faz parte da Esquadra Brasileira, que está realizando a Operação Aspirantex 2011, entre os dias 7 e 28 de janeiro de 2011, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Buenos Aires. O objetivo da operação é aprimorar o adestramento dos navios do Comando-em-Chefe da Esquadra e contribuir para o preparo dos Aspirantes do 2º ano da Escola Naval e da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.

Durante a operação, são realizados exercícios de caráter estritamente militar, contemplando operações de ataque, antissubmarino, de esclarecimento e de apoio logístico móvel. Dentre eles destacam-se: ataque coordenado a submarino submerso, tiro de superfície sobre alvo rebocado, exercícios de pouso de aeronaves nos navios (diurno e noturno), manobras táticas em formatura, transferência de carga entre navios e tiro antiaéreo (canhão de 40 mm) noturno sobre granada iluminativa.

Está prevista, para a manhã dessa sexta, 21, a chegada do Grupo-Tarefa 701.1, composto pela Fragata Niterói, Navio de Desembarque de Carros de Combate "Almirante Saboia" e Corveta "Jaceguai", comandado pelo contra-almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, que ficarão atracados no Porto do Rio Grande, até o dia 24 de janeiro. Já o Grupo-Tarefa 701.2, composto pelas Fragatas "Bosísio" e "Constituição" e pelo Navio-Tanque "Almirante Gastão Motta", comandado pelo contra-almirante Edlander Santos, atracará em Itajaí-SC.

Fonte: Jornal Agora (RS)


Marintec Navalshore