Cruzeiro da Amizade chega a Rio Grande

No último dia 8, o Cruzeiro da Amizade, partiu do Club de Veleros San Isidro, de Buenos Aires, na Argentina, com 29 embarcações de bandeiras brasileira, uruguaia, argentina e espanhola. Os participantes passaram por Punta Del Este, no Uruguai, e começaram a chegar ao Porto do Rio Grande no fim da tarde de domingo, 16. Conforme o colaborador do evento, Ricardo Habiaga, o primeiro barco a entrar na costa rio-grandina foi o veleiro de nome Lalinda, de bandeira argentina, que atracou no porto por volta das 17h. Outros dois veleiros haviam seguido direto para o Rio Grande Yacht Club, onde foram os primeiros a chegar, perto das 24h. Ao todo, 15 embarcações chegaram ao Município domingo.
Os demais começaram a entrar na barra do Rio Grande na manhã de ontem e foram recepcionados no Rio Grande Yacht Club até o fim da tarde, com exceção do veleiro de bandeira argentina BAB y SAC. O barco de 45 pés perdeu o leme nas proximidades do farol do Albardão, de onde foi rebocado pela Salvamar Sul e chegou na capitania dos portos por volta das 18h30min.
De acordo com a colaboradora Cristina Soares, outros três veleiros de Porto Alegre já estavam no clube esperando a chegada das embarcações para integrar o Cruzeiro da Amizade, que deverá seguir na próxima semana em velejo pelas cidades de Florianópolis (SC), Paranaguá (PR), Ilha Bela (SP), Angra dos Reis (RJ) e Rio de Janeiro (RJ). Cristina informou também que a programação do evento prevê a permanência dos tripulantes no Município até o dia 25, no entanto, a data de partida dos barcos poderá sofrer alterações em função de ventos e condições do mar.
Os colaboradores foram unânimes em afirmar que o clube, este ano, está mais preparado para sediar o evento, que já está na sua terceira edição. “Estamos nos preparando para receber o Cruzeiro da Amizade desde agosto do ano passado, quando apresentamos o projeto para a Prefeitura”, informou Cristina. Segundo ela, o projeto, que inclui melhorias na infraestrutura do clube e movimenta diversos setores da cidade, é do comodoro de relações públicas do RGYC, Carlos Algusto Vieira da Fonseca, o Guto, e recebe incentivos do Tecon e da Prefeitura através de uma LIC municipal. Um grande investimento, de acordo com Guto, já que Rio Grande recebe em média R$ 500 mil por ano com o turismo náutico. Número que cresce a cada ano, conforme Habiaga. Além dos gastos dos turistas na cidade, Cristina salientou que o turismo náutico é muito importante também porque divulga Rio Grande nos outros Municípios do Brasil por onde passam as embarcações.
Programação
O primeiro dia dos tripulantes em Rio Grande foi reservado para o descanso. A programação do evento prevê para hoje a realização dos trâmites de entrada no Brasil das embarcações e tripulações junto à Capitania dos Portos e à Polícia Federal que estarão hoje no RGYC realizando os devidos despachos. Ainda hoje também serão realizados abastecimentos de combustíveis, reparos nas embarcações, compras no comércio local e jantar de boas-vindas à noite. Amanhã, haverá o Velejaço Rio Grande – Pelotas com saída prevista para às 10h e chegada em Pelotas às 15h. Na quinta-feira, haverá passeio turístico pela cidade e almoço na Charqueada São João e, à noite, os tripulantes participam da churrascada de confraternização no Clube de Caça e Pesca de Pelotas. Na sexta-feira, os barcos retornam a Rio Grande, onde será oferecido um jantar na comodoria do RGYC.
Para o sábado, estão previstos passeios turísticos com visita à Ilha dos Marinheiros, degustação de café colonial português, tainhada de confraternização com a presença do prefeito Fábio Branco e demais autoridades cuja arrecadação culminará na entrega de cobertores para a campanha do agasalho do Município. No domingo, serão ministradas palestras sobre Projeto Botos da Lagoa, Oceanário Brasil, Estação Ecológica do Taim no CCMar e visita ao Complexo de Museus da Furg. Na segunda-feira, os participantes devem visitar alguns museus da cidade e conhecer o balneário Cassino. Para a terça-feira, está prevista a partida dos veleiros que seguem até Florianópolis (SC).

(Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS)/Tatiane Fernandes

PUBLICIDADE

Portonave



Pesa

    AAPA     Jan de Nul     Antaq
             

Tche Digital

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios