Marintec Navalshore

Começa manobra para retirada de combustível do Stellar Banner

Teve início, nesta quarta-feira (11), a retirada do óleo combustível do navio MV Stellar Banner, encalhado a 100 quilômetros da costa de São Luís (MA) desde o dia 26 de fevereiro. A Marinha informou que a manobra foi antecipada em um dia, em relação à previsão anterior, devido às condições meteoceanográficas favoráveis e aos requisitos de segurança adequados ao trabalho, que está sendo realizado pelas equipes da Smit Salvage, OSV ALP Defender e OceanPact. Antes de começar a operação, foram realizados testes nos mangotes e sistema de transferência.

Na última terça-feira (10), a Marinha recebeu amostras do óleo combustível dos tanques do Stellar Banner para análise e foi iniciada, pela Vale, uma operação com drone para monitoramento do local do incidente. Os ORSVs (suporte a atividades de contingência de derramamento de óleo) C-Sailor, C-Atlas e C-Ambassador foram posicionadas nas proximidades do local do encalhe para o monitoramento visual e por radar de detectação de óleo, sem registrar vestígios de vazamentos. No mesmo dia, as embarcações PSV Bigua e o OSV ALP Defender chegaram para apoiar a manobra de retirada do óleo do Navio. As empresas Ardent e Oceanpact mantém acompanhamento contínuo das condições de segurança do mar para a realização da remoção.

A Marinha empregou o 255 militares e disponibilizou o navio de apoio oceânico Iguatemi, o navio hidroceanográfico Garnier Sampaio, um helicóptero UH-15 e quatro embarcações da capitania dos portos do Maranhão (CPMA). Também atuam no local do encalhe: cinco rebocadores (três deles dotados com materiais para combate à poluição por óleo); um drone com câmera térmica; e três OSRVs. A 14ª reunião no CPMA, realizada na terça-feira (10), contou com representantes da Vale, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), gerência ambiental do Porto do Itaqui, secretaria estadual do meio ambiente e agentes marítimos. O navio, carregado com quase 300 mil toneladas de minério, é de propriedade do armador sul-coreano Polaris Shipping.



Assine Portos e Navios

fundo transp Intermodal
  Thermo Solutions     Assine Portos e Navios

  Catálogo da Indústria Marítima

 

 

  Anuncie PN

 

Tche Digital

 

 

 

Sinaval   Abratec