CMA CGM e TotalEnergies realizam 1º ship-to-ship de abastecimento de GNL em porta-contêiner

A CMA CGM e a TotalEnergies lançaram a operação inaugural de gás natural liquefeito (GNL) navio a navio para abastecimento deporta-contêiner no Porto de Marselha, sul da França.

O "CMA CGM Bali", um porta-contêineres movido a GNL de 15 mil TEUs, está implantado no serviço MEX 1 entre a Ásia e o sul da Europa. Recebe abastacimento do "Gas Vitality" da TotalEnergies, o primeiro navio bunker de GNL sediado em França, com cerca de 6.000m3 de GNL, através de uma transferência ship-to-ship junto ao terminal de contêineres Eurofos, enquanto o porta-contêineres realizava operações de carga em simultâneo. O "Gas Vitality" é o segundo navio bunker de GNL fretado da TotalEnergies e de propriedade da Mitsui OSK Lines, Ltd (MOL).

Em novembro de 2017, Rodolphe Saadé, Presidente e CEO do Grupo CMA CGM, decidiu tornar a CMA CGM o primeiro armador do mundo a equipar seus navios de 23 mil TEUs com motores que utilizam gás natural liquefeito (GNL).

PUBLICIDADE

Rimac


A CMA CGM escolheu a TotalEnergies como parte de uma importante parceria industrial para fornecer gás em Roterdã, Cingapura e Marselha. A cidade francesa é o primeiro centro de abastecimento de GNL na França para transporte.

Até o final de 2024, o Grupo CMA CGM terá uma frota de 44 embarcações movidas a GNL de vários tamanhos e 24 já estão em serviço. Os motores implantados nessas embarcações já possuem a capacidade técnica de utilizar biometano (já em uso) e e-metano, um combustível neutro em carbono, tornando-os simultaneamente uma solução imediata e de longo prazo para o desafio da descarbonização.

O GNL é a solução disponível mais avançada quando se trata de preservar a qualidade do ar, um grande desafio de saúde pública para comunidades em áreas costeiras e cidades portuárias. Reduz as emissões de óxido de enxofre em 99%, as emissões de material particulado em 91% e as emissões de óxido de nitrogênio em 92%. Uma embarcação movida a GNL também emite até 23% menos emissões de gases de efeito estufa do que os sistemas convencionais movidos a combustível.


Pesa

    AAPA     Jan de Nul     Antaq
             

Tche Digital

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios