Marintec Navalshore

Canal de Suez aprova HFO e proíbe o uso de lavadores de malha aberta

Apesar da recente introdução de regulamentos com baixo teor de enxofre, a Autoridade do Canal de Suez (SCA) continuará permitindo que os navios que transitam pela hidrovia queimem óleo combustível pesado (HFO) sem a necessidade de lavadores.

A SCA proíbe a descarga de água de lavagem, usada no processo de lavagem em circuito aberto, enquanto os navios fazem a passagem.

Isso significa que navios com lavadores instalados devem desligar os sistemas de limpeza de gases de exaustão durante as 12 horas de passagem, liberando poluentes para a atmosfera.

Publicidade

Marintec Navalshore

 

Na circular 8/2019 emitida no domingo, a SCA afirmou não colocar "restrições ao óleo combustível" para navios que utilizam o canal "até a ratificação do Anexo V1 da MARPOL pelo Egito.

A mesma circular também afirma que é "proibido" descarregar água do mar no canal durante o trânsito "em qualquer circunstância".

A ratificação do Anexo V1 pode levar anos, dado o lento processo legislativo no Egito.

O limite global de 0,5% de enxofre da IMO 2020 para combustível marítimo para navios não equipados com lavadores entrou em vigor em 1º de janeiro, tendo sido acordado por todos os estados membros, incluindo o Egito. No entanto, os governos precisam oficialmente aprovar leis em seus próprios países para que a regulamentação se torne aplicável.

Cerca de 80% dos sistemas de lavagem instalados nos navios são do tipo de circuito aberto que usa água do mar para separar o teor de enxofre do combustível antes de entrar no funil de escape dos navios. O ácido sulfúrico é mantido a bordo para descarga segura em um porto designado, enquanto a água de lavagem é descarregada de volta ao mar.

Há um número limitado de navios com lavadores de malha fechada, que mantêm a água de lavagem a bordo para descargas posteriores, e há equipamentos híbridos que podem alternar entre as duas operações, mas ambos são caros para instalar e operar.

Assine Portos e Navios

Consórcio Águas Azuis fundo transp Intermodal
  Thermo Solutions     Assine Portos e Navios

  Catálogo da Indústria Marítima

 

 

  Sobena

 

Tche Digital

 

 

 

Sinaval   Abratec
Publicidade

Marintec Navalshore