Alterações climáticas ameaçam integridade do Reno, a artéria central do transporte fluvial europeu

Tem 1.233 quilómetros de extensão e atravessa a Europa de Sul a Norte, desembocando no Mar do Norte – o Reno, eixo fulcral do transporte fluvial no velho continente, vem sendo intensamente afectado pelas alterações climatéricas e corre mesmo o risco de ver a sua utilidade logística evaporar-se com o seu próprio desaparecimento.

Além dos perigos ambientais, o fenómeno coloca em risco a utilidade logística e económica do rio – recorde-se que o trânsito fluvial pesado no rio Reno esteve parado durante um mês no final do ano passado, afectando o transporte de mercadorias no centro da Europa. A estagnação teve influência negativa na indústria alemã e, reporta a Bloomberg, abrandou significativamente o progresso económico na região durante o terceiro e quarto trimestres de 2018.

Foi o último grande aviso sobre os efeitos directos das alterações climáticas na flora do sistema logístico europeu – a paragem de um mês trouxe de novo à baila as preocupações com a viabilidade futura do Reno para o transporte fluvial de cargas e os especialistas temem que se perca um dos eixos mais centrais e conectáveis da Europa: o Reno desagua no Mar do Norte, em Roterdão (cidade que alberga o maior porto europeu), sendo uma via marítima prioritária de várias indústrias que se encontram nas suas margens.

Publicidade
Catálogo da Indústria Marítima

 

À Bloomberg, vários donos de embarcações vincaram as suas preocupações, lembrando que «os níveis da água estão a diminuir todos os anos» – uma matéria aprofundada também em Portugal, pelo ‘Jornal Económico’. A solução, por agora, tem passado pela introdução de equipamentos extras de flutuação à embarcação de 150 toneladas, na tentativa de fazer subir a linha de água e conseguir colocar o barco em operação.

Mas os donos dos navios sabem que estão no limite da sua operacionalidade. Se as condições continuarem a degradar-se, é possível que o Reno perca a sua possibilidade de navegação, afectando todas as ligações intra-europeias que se efectuam há milhares de anos e que ligam Suíça, Alemanha e Holanda.

Fonte: Revista Cargo (Portugal)

Comentários

 

 

Reportagens da edição 702

Presença a bordo

08 Jul 2019 18:07 Navegação

Empresas pedem manutenção das vagas na formação para não faltar marítimos. Sindicato cobra equilíbrio entre oferta e demanda • O mercado de navegação no Brasil apresenta oferta de marítimos superior à...

Legal Seminar

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Considerado o mais importante mercado “offshore” fora do Mar do Norte, o Brasil também atraiu a atenção de armadores noruegueses em evento paralelo • A primeira apresentação deu uma visão das...

Mercado de gás

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

As oportunidades no setor de gás no Brasil também foram debatidas no evento.  A superintendente de Oléo e Gás do estado do Rio de Janeiro, Cristina Pinho, deu um quadro...

Brasil na Nor-Shipping

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Pela terceira vez o Brasil promove um seminário durante o evento • Se neste ano o clima do evento em geral já era mais leve que nas edições anteriores, no caso...

Kincaid

Assine Portos e Navios

Consórcio Águas Azuis

Tche Digital

Seminário de Metanol

Aapa

ABTP

Sobena

Sinaval Abratec