O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” realizará a I Campanha Hidrográfica na região oceânica ao largo da costa sudeste brasileira, incluindo a Ilha Oceânica de Trindade. A Marinha, por meio da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), apoia o Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira (LEPLAC), que tem por objetivo estabelecer o limite da Plataforma Continental além das 200 milhas náuticas da Zona Econômica Exclusiva.

A Comissão denominada de MCTIC-LEPLAC/2016 tem o objetivo de coletar dados ambientais (meteorológicos, oceanográficos e hidrográficos) na região de interesse, a fim de contribuir para a realização dos projetos de pesquisa aprovados pelo Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a produção de informações ambientais destinada à Segurança da Navegação e o fornecimento de subsídios para o LEPLAC.

Nesta Comissão embarcarão 30 pesquisadores da Universidade Federal Fluminense - UFF, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e da Universidade de São Paulo - USP, que estudarão os processos de interação entre o oceano e a atmosfera, visando a aprofundar o conhecimento sobre os ecossistemas marinhos, além de possíveis impactos sofridos em decorrência das mudanças climáticas.

O Navio, adquirido por meio de Acordo de Cooperação firmado entre o Ministério da Defesa/Marinha do Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Petrobras e a Vale, foi incorporado à Marinha do Brasil em março de 2015.

Lançado ao mar em setembro de 2014, o NPqHo “Vital de Oliveira” serve como Plataforma Marítima, Laboratório Oceânico e Laboratório Multiuso, sendo empregado no monitoramento e caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas oceânicas estratégicas brasileiras. Para tanto, o Navio possui 30 equipamentos científicos que proporcionarão a capacidade de melhor conhecer as riquezas presentes na “Amazônia Azul”.

Características Principais:
- Comprimento - 78 metros;
- Boca - 20 metros;
- Deslocamento Máximo - 4.200 toneladas;
- Calado Máximo - 6,3 metros;
- Autonomia - 30 dias;
- Velocidade de Cruzeiro - 10 nós;
- Velocidade Máxima - 12 nós;
- Tripulação - 90 militares; e
- Passageiros - 40 cientistas.
Equipamentos Científicos:
- Ecobatímetros Multifeixe (águas rasas e profundas);
- Ecobatímetro Monofeixe;
- Perfilador de Subfundo;
- Sonares de Varredura Lateral;
- Perfiladores de Corrente (ADCP);
- CTD/Rossette, U-CTD, XBT, Perfilador contínuo de propagação da Velocidade do Som na água;
- Veículo Operado Remotamente (ROV) até 4.000m;
- Amostradores e testemunhador geológico;
- Estação Meteorológica Automática;
- Medidores de Ondas e Correntes;
- Gravímetro e Magnetômetro;
- PCO2, Plâncton e Salinômetro; e
- Lanchas Hidrográficas com ecobatímetro multifeixe.