Marintec Navalshore

Porto de Fortaleza fecha primeiro contrato para exportação de minério de ferro

O Porto de Fortaleza assinou contrato com a empresa MDN Mineração para a primeira operação de minério de ferro com destino à China, já em janeiro do próximo ano. Inicialmente, serão dois navios com capacidade de 45 mil toneladas cada um, podendo atingir até 300 mil toneladas por ano. Este novo contrato de cerca de meio milhão impulsionará a movimentação de granéis sólidos, que já registrou crescimento de 8,2% entre janeiro e outubro deste ano, comparado ao mesmo período de 2018.

O contrato assinado com a MDM Mineração prevê o armazenamento e embarque do minério de ferro. O transporte da carga até o Porto de Fortaleza será feito via modal ferroviário. A mina da MDN Mineração está localizada na região de Sobral, interior do Ceará.

A escolha pelo Porto de Fortaleza se deu devido a sua localização, bem como ao estudo de viabilidade técnica operacional para armazenagem e movimentação de granéis sólidos. Para o diretor comercial da Companhia Docas do Ceará, Mário Jorge Cavalcanti, esta primeira operação de minério de ferro será importante tanto para o incremento da cadeia de granéis sólidos não-cereais, como para o aumento deste tipo de carga na movimentação geral do porto.

Sem o minério de ferro, já foram movimentadas 1.484.758 toneladas de janeiro a outubro deste ano ante 1.372.144 toneladas em 2018.

Consórcio Águas Azuis

Syndarma

Abac

Assine Portos e Navios

Antaq

Tche Digital

Sobena

Sinaval Abratec