Porto do Açu

‘Tucunaré’ ganha o mar

Eisa lança quarto navio da Log-In da série de sete encomendas. O terceiro, ‘Tambaqui’, recebeu prêmio internacional

O Estaleiro Eisa lançou ao mar o graneleiro Log-In Tucunaré, quarto navio de uma encomenda de sete embarcações que a Log-In tem com o estaleiro. Segundo a companhia, a operação movimentará 150 milhões de toneladas de minério de bauxita a granel no período.

“Com o lançamento ao mar do Log-In Tucunaré, superamos mais da metade de nosso projeto de construção. Em 2015, completaremos nossa construção com a entrega de outros três porta-contêineres. Isso é motivo de muito orgulho para a empresa”, diz o presidente da Log-In, Vital Jorge Lopes. O investimento estimado no navio é de R$ 170 milhões.

O graneleiro foi construído para atender ao contrato de 25 anos com a Alunorte, realizando viagens consecutivas entre os portos de Trombetas e de Vila do Conde, ambos no estado do Pará. Em janeiro de 2010, a Log-In iniciou a operação para a empresa com navios afretados. Uma das embarcações foi substituída em fevereiro deste ano, quando entrou em operação o graneleiro Log-In Tambaqui. A outra substituição está prevista para o início de 2014, quando o Log-In Tucunaré começará a operar.


Logcomex


Para a construção da embarcação foram utilizadas cerca de 13 mil toneladas de chapas de aço. Com 245 metros de comprimento, 40 metros de largura e calado de 11,58 metros, o navio tem capacidade individual de 80,1 mil toneladas de porte bruto e transporta cerca de 75 mil toneladas de bauxita por viagem. De acordo com a Log-In, o projeto da embarcação levou em conta a natureza da carga a ser transportada e a região onde irá atuar. Sua hidrodinâmica foi projetada para que tenha uma melhor navegabilidade, deslocando baixo volume de água para não prejudicar a população ribeirinha, que sofre com a erosão das suas margens agravada pela navegação fluvial. Seu consumo de combustível e emissão de gases consideraram padrões superiores de eficiência.

 

O Log-In Tucunaré foi adaptado para funcionar como sala de aula. Segundo Lopes, o programa Navio Escola é uma iniciativa da Log-In para contribuir com a formação e capacitação da marinha mercante brasileira. “O Log-In Tucunaré, assim como o Log-In Tambaqui, terá camarotes extras com o objetivo de receber estudantes e auxiliar em sua formação como marítimo. Consideramos de fundamental importância para a profissionalização desses jovens a possibilidade de conhecer uma operação na prática”, afirma o presidente da empresa. A Log-In escolheu como madrinha da embarcação Fernanda Gonçalves de Carvalho, esposa do presidente do Fundo da Marinha Mercante (FMM), Gustavo Lobo.

Todas as embarcações encomendadas pela Log-In ao Eisa estão incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal. Até 2014, a Log-In ainda receberá três novos porta-contêineres.

Com projeto da Projemar e BNDES como agente financeiro, o Log-In Tucunaré foi lançado pelo Estaleiro Eisa para a Log-In no dia 25 de abril, com as seguintes características: Sociedade classificadora – Lloyd’s Register; comprimento total – 245m; comprimento entre perpendiculares – 237m; boca moldada – 40m; pontal moldado – 17,60m; calado máximo – 12,08m; porte bruto no calado máximo – 80.100 ton.; velocidade – 14 nós; tripulantes/passageiros – 36; peso leve – 15470 ton.; propulsão – um motor diesel Wärtsilä 6RT-Flex 50-B; 2x Transverse Thruster Wärtsilä Lips FT 175H; 1x CPP MP MP01544 M1NH-OMM; 4X geradores diesel 520 K We cada; 1x gerador de emergência 150 K We.

 

Pelo segundo ano consecutivo, um navio da Log-In Logística Intermodal é escolhido pela Royal Institution of Naval Architects (Rina) como um dos melhores projetos navais do mundo na pesquisa Significant Ships of 2012. Desta vez a embarcação premiada foi o graneleiro Log-In Tambaqui, entregue em dezembro do ano passado e que entrou em operação em fevereiro deste ano. Em 2011, o navio-destaque havia sido o porta-contêiner Log-In Jacarandá.

Entre os diferenciais do Log-In Tambaqui, avaliados pelo Rina, que lhe renderam a premiação, estão a hidrodinâmica especial, projetada para obter uma melhor navegabilidade, deslocando baixo volume de água e, com isso, evitando erosão e desgaste das margens dos rios por onde navegará; o projeto de sistema de lastro único integrado com os porões de carga, que permite sequências otimizadas de carga e descarga; e o processo sustentável de consumo de combustível e emissão de gases, considerando padrões superiores de eficiência.

De acordo com a Log-In, o investimento em cada navio está estimado em R$ 170 milhões e contou com financiamento do Fundo da Marinha Mercante, do qual o BNDES foi o agente financeiro. Com 245 metros de comprimento, 40 metros de largura e calado de 11,58 metros, a embarcação tem 80,1 mil toneladas de porte bruto e transporta cerca de 75 mil toneladas de minério de bauxita por viagem.

O Log-In Tambaqui é um dos dois graneleiros da empresa incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento e foi construído para atender um contrato de 25 anos da Log-In junto à Alunorte no transporte de bauxita entre o porto de Trombetas e o porto de Vila do Conde, ambos no estado do Pará.

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