Testes comprovam potencial do campo de Iara-Petrobras

Em Iara, a Petrobras havia anunciado anteriormente ter encontrado entre 3 e 4 bilhões de barris de óleo. Estatal observou também que, devido à necessidade de realocação de uma sonda, os testes em Iara não puderam ser totalmente concluídos
A Petrobras informou nesta terça-feira (8) que testes confirmaram o potencial do campo de Iara, no pré-sal da bacia de Santos, que está no mesmo bloco de Tupi, o BM-S-11, de acordo com comunicado.
Em Iara, a Petrobras havia anunciado anteriormente ter encontrado entre 3 e 4 bilhões de barris de óleo equivalente. Tupi, o campo com maior potencial já conhecido do pré-sal, possui estimativa de reservas de 5 a 8 bilhões de óleo equivalente recuperáveis.
"Os testes comprovaram o potencial exploratório da área através da produção de óleo leve, cerca de 28 graus API, e permitiram manter a estimativa de volume recuperável na área de Iara..., estimativa anunciada após a perfuração concluída em setembro de 2008", informou a Petrobras em nota.
A estatal comunicou ainda ter concluído os testes de formação no poço 1-BRSA-618-RJS, na área de Iara.
O poço testado está localizado em lâmina d'água de 2.230 metros, a cerca de 230 km da costa do Estado do Rio de Janeiro.
Mas a estatal observou também que, devido à necessidade de realocação de uma sonda, os testes em Iara não puderam ser totalmente concluídos, estando programada a perfuração de outro poço nessa área, o que deve ocorrer em 2010.
"O consórcio, formado pela Petrobras (65 por cento - Operadora), BG Group (25 por cento) e Galp (10 por cento), dará continuidade às atividades exploratórias realizando os investimentos necessários para a avaliação da jazida de acordo com o Plano de Avaliação aprovado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo)", acrescentou o comunicado.(Fonte: Gazeta do Povo/PR/reuters)

 

PUBLICIDADE

Rimac



Pesa

    AAPA     Jan de Nul     Antaq
             

Tche Digital

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios