Marintec Navalshore

STX vai construir dois navios para Siem Offshore

O STX Europe fechou um contrato com a Siem Offshore para o design e a construção de dois Platform Supply Vessels (PSV). Os navios serão projetados pelo STX Europe, na Noruega, em Alesund, e construídos no STX Brazil Offshore S.A. A entrega da primeira embarcação está prevista para o segundo trimestre de 2012 e, a segunda, para o segundo trimestre de 2013. O valor total do contrato está próximo dos R$ 273 milhões.
O projeto de casco que está sendo desenvolvido pelo STX, e que será aplicado às duas embarcações, incluirá o sistema “eco-drive”, que pretende reduzir a resistência do casco à água nas diversas condições de tempo, o que gera economia de combustível.
O sistema é capaz de oferecer três diferentes respostas. Em águas calmas, o bulbo saliente do casco do navio oferece resistência mínima. Em mar moderado, as ondas irão bater em uma superfície que irão quebrá-las e dispersá-las. Em alto mar, a região superior da proa corta as ondas para promover uma passagem tranquila. A interação entre o casco e o propulsor também foi pensada para contribui para a economia do combustível. (da Redação)


Marintec Navalshore