Starnav recebe seu 8° rebocador de 80ton. de 'bollard pull'

A Starnav recebe nesta quinta-feira (30) o rebocador "Starnav Alpha", que irá operar no Porto de Rio Grande (RS). Esta é a oitava e última unidade da série de rebocadores azimutais do tipo "escort tug" de 80 toneladas de "bollard pull" construídos pelo estaleiro Detroit em Itajaí (SC).

Além de chamar atenção pela sua potência, destaca-se também seu elevado nível de automação (ABCU – Automatic Bridge Centralized Control Unmanned), sistema de combate a incêndio externo FIFI 1, guincho de proa render-recovery e sistema de rádio comunicação GMDSS A3.

Todas as oito embarcações entraram em operação nos principais portos brasileiros durante os últimos 10 meses e sua construção contou com financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM), tendo o BNDES como agente financeiro.

A Starnav possui ainda uma encomenda para a construção de mais quatro rebocadores do mesmo tipo no estaleiro catarinense. A empresa destaca que as encomendas reforçam seu comprometimento com o mercado do apoio portuário brasileiro.


Marintec Navalshore