A Rolls-Royce anunciou, durante a semana passada, a assinatura de um acordo de venda do seu negócio ‘Commercial Marine’ à companhia nórdica Kongsberg – fornecedora de soluções de alta tecnologia para clientes dos sectores de petróleo e gás, marinha mercante, defesa e aeroespacial – por um valor de empresa de 564 milhões de euros. A transacção deverá ser concluída no primeiro trimestre de 2019.

Alienação da Commercial Marine integra plano de reestruturação da Rolls-Royce

A decisão da alienação da divisão ‘Commercial Marine’ segue uma reestruturação estratégica levada a cabo pela Rolls-Royce, já anunciada em Janeiro de 2018 – a venda agora confirmada inclui a propulsão, maquinaria de convés, automação e controlo e uma rede de serviços que abrange mais de 30 países. Incluídas estão também as actividades ligadas ao desenvolvimento da Inteligência Artificial a bordo dos navios e da automação marítima.

 

Mediante um acordo de negociação, a Kongsberg continuará a ter acesso aos produtos da Bergen Engines, que permanecerá como parte da Rolls-Royce Power Systems – recorde-se que a gama de motores a diesel e a gás da Bergen é componente essencial que permitirá à Kongsberg ser líder no desenvolvimento contínuo de sistemas  integrados de embarcações.

"Esta transacção baseia-se nas acções que tomamos nos últimos dois anos, com vista à simplificação dos nossos negócios. A venda da divisão ‘Commercial Marine’ permitir-nos-á virar o foco para os nossos três negócios principais e para a correspondência às necessidades energéticas dos nossos clientes", afirmou Warren East, director executivo da Rolls-Royce.

Aquisição da Rolls-Royce Commercial Marine faz da Kongsberg fornecedor mais completo

"A aquisição da Rolls-Royce Commercial Marine faz de nós um fornecedor mais completo para a indústria marítima, que se está a tornar cada vez mais globalizada e a atravessar consideráveis ??mudanças tecnológicas. Com esta aquisição, fortaleceremos nossa posição estratégica com armadores, estaleiros e outros clientes e parceiros", conclui, por sua vez, Geir Håøy, presidente executivo e presidente da Kongsberg.

Para Mikael Makinen, Presidente da Rolls-Royce Marine Comercial, este negócio marca «o início de um novo horizonte para o nosso negócio de Marine Comercial». O acordo, explicou, "surge num momento em que a indústria marítima está no início de uma nova e excitante era digital" na qual a Rolls-Royce desempenha um papel de liderança.

"A Rolls-Royce é responsável por liderar muitos desses avanços tecnológicos, e, com a combinação de pessoas excelentes, a tecnologia líder de mercado e o desejo da Kongsberg de levar o negócio para um novo patamar, os negócios prosperarão nos próximos anos", rematou.

Fonte: Revista Cargo/Portugal

Comentários


Schottel

Assine Portos e Navios



Syndarma

ABTP

Antaq

TMSA

Assine Portos e Navios

Abeam

Sobena

Terra Firma Abratec