Projeto Interocean - Estaleiro chinês entrega empurrador

O estaleiro Yuexin (Guangzhou-China) entregou em maio o mais potente empurrador já projetado pela Interocean Engenharia. Com 45 metros de comprimento e 6200 HP de potência, o empurrador é dotado da tecnologia de casco Hidro-Protetor®, com tripla propulsão azimutal, e foi entregue para a P&O Maritime Paraguay, para operar na hidrovia Paraguai-Paraná. O P&O Mburucuya é o primeiro de uma série de quatro empurradores, sendo construído de acordo com as regras do ABS com notação +A1 River Pusher Inland Services + AMS + ABCU, e equipado com três motores Wärtsila 8L20 acionando propulsores azimutais Thrustmaster TH 2000MZ, conferindo alta manobrabilidade e controle dos comboios fluviais.
A embarcação foi preparada para operar com combustível IFO 180 (cst), e teve acabamento de alto padrão, para tripulação de até 18 pessoas, incluindo aí espaço para oficiais em treinamento. A espaçosa superestrutura confere conforto à tripulação, com cozinha industrial, refeitório, TV, lounge e escritório. Todas as cabines são equipadas com banheiros.
Nas provas de mar, o P&O Mburucuya comprovou a performance de projeto, com 58 toneladas de tração estática e velocidade livre de  13,8 nós a 100% da potência. Na hidrovia Paraguai-Paraná, o empurrador irá operar com comboios de 16 barcaças, movendo um total de 35200 toneladas por viagem.
Liderada pelo engenheiro naval Paulo Lemgruber, a Interocean Engenharia possui 23 anos de mercado, sendo especialista em empurradores, rebocadores, PSVs e embarcações fluviais, com mais de 400 embarcações projetadas e construídas.


Marintec Navalshore