Bimco

Modec conclui emissão de US$1,1 bi para financiar plataforma do pré-sal

A Modec do Brasil concluiu a emissão de bônus de 1,1 bilhão de dólares para financiar uma de suas embarcações no país, o FPSO Cidade de Mangaratiba, em operação desde 2014 na área de Iracema Sul, no pré-sal de Lula.

"Trata-se da primeira emissão pública para financiamento de um FPSO (da sigla em inglês Floating Production Storage and Offloading), além de ser a primeira para o offshore brasileiro nos últimos cinco anos e a maior oferta do gênero para um projeto de infraestrutura na América Latina desde 2017", destacou a companhia.

A unidade FPSO está afretada para o consórcio BMS-11, formado por Petrobras (65%), Shell (25%) e Petrogal (10%) e é responsável por cerca de 4% de toda a produção diária de hidrocarbonetos do país, segundo a empresa.

Publicidade
Catálogo da Indústria Marítima

 

De acordo com a subsidiária da japonesa Modec <6269.T>, a emissão diversifica as fontes de financiamento da empresa para projetos offshore no país, especialmente para FPSOs.

A expectativa do mercado é que o Brasil demande de 20 a 30 novas embarcações deste tipo nos próximos cinco anos, o que exigiria investimentos da ordem de dezenas de bilhões de dólares, com o avanço da produção do pré-sal.
A Modec tem outros contratos com a Petrobras, incluindo nas áreas de Libra e Búzios.

A emissão, coordenada pelo Citigroup, que teve também participação dos bancos Mizuho, Morgan Stanley e SMBC, superou em mais de duas vezes o valor planejado, considerando a demanda registrada.

Fonte: UOL

Comentários

 

 

Reportagens da edição 702

Presença a bordo

08 Jul 2019 18:07 Navegação

Empresas pedem manutenção das vagas na formação para não faltar marítimos. Sindicato cobra equilíbrio entre oferta e demanda • O mercado de navegação no Brasil apresenta oferta de marítimos superior à...

Legal Seminar

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Considerado o mais importante mercado “offshore” fora do Mar do Norte, o Brasil também atraiu a atenção de armadores noruegueses em evento paralelo • A primeira apresentação deu uma visão das...

Mercado de gás

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

As oportunidades no setor de gás no Brasil também foram debatidas no evento.  A superintendente de Oléo e Gás do estado do Rio de Janeiro, Cristina Pinho, deu um quadro...

Brasil na Nor-Shipping

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Pela terceira vez o Brasil promove um seminário durante o evento • Se neste ano o clima do evento em geral já era mais leve que nas edições anteriores, no caso...

ABB

Assine Portos e Navios

Consórcio Águas Azuis

Syndarma

OTC Brasil

Tche Digital

Assine Portos e Navios

Aapa

ABTP

Sobena

Sinaval Abratec