Marintec Navalshore

Marinha do Brasil - Usexa e Ciana são inauguradas

A Marinha do Brasil inaugurou sua Unidade Produtora de Hexafluoreto de Urânio (Usexa) e o Centro de Instrução e Adestramento Nuclear Aramar (Ciana) nas dependências do Centro Experimental Aramar (CEA) da instituição, em Sorocaba (SP). A solenidade de inauguração, em 16 de fevereiro, contou com as presenças do ministro de Ciência e Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp; do comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Julio Soares Moura Neto; e do diretor geral de Material da Marinha, almirante-de-esquadra Arthur Pires Ramos. Em nota, a Assessoria de Comunicação da Marinha destaca que o evento representa um passo importante no Programa Nuclear, que por sua vez viabilizará a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro.

Trata-se de um marco para o país no processo de enriquecimento de urânio, possibilitando a produção de combustível nuclear para as usinas de geração de energia. A Usexa é uma unidade piloto onde se converte o minério beneficiado de urânio (yellow cake) em hexafluoreto de urânio (UF6) gasoso. Este é a matéria-prima para a etapa de enriquecimento de urânio, posterior à conversão. Isto é, sem a conversão de urânio não é possível produzir combustível nuclear para as usinas como as de Angra.

A Usexa foi dimensionada para produzir 40 toneladas de UF6 natural/ano. É uma das poucas unidades novas em comissionamento no mundo. Os trabalhos técnicos e projetos de sistemas da Usexa baseiam-se em estudos e pesquisas feitas nos anos 90 no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), acrescendo-se instrumentação, materiais e dispositivos eletrônicos atualizados e engenharia para aumento de escala. A Usexa apresenta um índice de nacionalização de cerca de 80%, gerando-se empregos de nível médio e superior, na sua maioria, na região de São Paulo e Sorocaba.

Publicidade
Catálogo da Indústria Marítima

 

ABB

Assine Portos e Navios

Consórcio Águas Azuis

Syndarma

Abac

Conapra

FGV Transportes

Antaq

Tche Digital

Sobena

Sinaval Abratec