Mais crédito - Finep e BNDES lançarão novo programa para óleo e gás

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o BNDES vão lançar, no segundo semestre deste ano, um programa de financiamento à inovação no setor de petróleo e gás para o pré-sal. Segundo o presidente da Finep, Glauco Arbix, a linha de crédito, batizada de Inova Petro, ainda está sendo estruturada, mas deverá contar com R$ 3 bilhões. A Finep e o Ministério da Ciência e Tecnologia lançaram recentemente o Programa Brasil Sustentável. Ele poderá aplicar mais de R$ 2 bilhões para empresas focadas no desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores usando tecnologias verdes e sustentáveis. O apoio combinará crédito reembolsável a empresas em fluxo contínuo e apoio não reembolsável a instituições de ciência e tecnologia e empresas via subvenção econômica.

Os financiamentos terão taxa de até 5% ao ano, prazos de carência de até três anos e prazos de amortização de até 120 meses. A Finep poderá financiar até 90% do valor de cada projeto. “Nossa orientação é: quanto maior o risco tecnológico, melhores as condições oferecidas”, disse Arbix. Não há limitação de porte ou valor do projeto para participação nos editais. O presidente da Finep disse que o programa foi segmentado por temas que passem por vários setores, como mecanismos para redução de gastos com energia e emissões de carbono.

Arbix ressaltou o empenho da Finep em ser reconhecida como instituição financeira para fortalecer sua atuação no seed capital e venture capital para empresas nascentes.

Publicidade
Catálogo da Indústria Marítima

 

Comentários

ABB

Assine Portos e Navios

Pesa

Syndarma

OTC Brasil

Tche Digital

Assine Portos e Navios

Aapa

Abeam

Sobena

Sinaval Abratec