Os investimentos subiram 6,6% no terceiro trimestre de 2018 em comparação ao trimestre anterior, o melhor resultado desde o último trimestre de 2009, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

A informação compõe o PIB (Produto Interno Bruto), que cresceu 0,8% no período.

Os economistas já esperavam que os investimentos tivessem um bom resultado, ajudado pelo efeito estatístico da importação de plataformas de petróleo da Petrobras. 

 

O novo regime de tributação do setor de petróleo desencadeou um processo de nacionalização de equipamentos de pesquisa e exploração de petróleo. 

Já a indústria subiu 0,4% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior, o melhor desempenho desde o quarto trimestre de 2017. 

Em relação a igual trimestre do ano passado, a alta foi de 0,8%. 

Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o setor de transportes avançou 2,6% e indústria da transformação teve alta de 0,8%, deixando os efeitos da paralisação dos caminhoneiros para trás. 

A construção civil, que é parte da indústria e também da conta de investimentos no PIB, cresceu em relação ao nível de atividade do fim do ano. O crescimento foi de 0,7%, ante os três meses anteriores. 

Fonte: Folha

Comentários


Cash Computadores



Syndarma

ABTP

Antaq

TMSA

Assine Portos e Navios

ABTP

Sobena

Terra Firma Abratec