'Gagarin Prospect' vence prêmio na Nor-Shipping como navio da próxima geração

"Gagarin Prospect", o primeiro petroleiro Aframax do mundo projetado para navegar com GNL, foi coroado como o vencedor do Prêmio Navio de Nova Geração 2019. O prêmio, concedido pelo ministro do Comércio norueguês Torbjørn Røe Isaksen na cerimônia de abertura do Nor-Shipping em Oslo na noite de segunda-feira (3), viu o navio derrotar uma lista competitiva que contou com Yara Birkeland, juntamente com inovadores conceitos de navio-tanque da AET e Teekay.

O prêmio Next Generation Ship Award é uma celebração da inovação no design e na tecnologia de navios. Tornou-se parte integrante da Nor-Shipping desde o seu lançamento em 2011. Este ano o prêmio foi combinado com o Energy Efficiency Award e aberto a navios já construídos desde a última exposição Nor-Shipping em 2017, a navios mais antigos que foram submetidos retrofit ou conversão e para novas construções programadas para estrear nos próximos cinco anos.

Foco verde

Publicidade
Catálogo da Indústria Marítima

 

O "Gagarin Prospect" foi entregue pela Hyundai Samho Heavy Industries em julho de 2018 e agora está afretado pela Shell por até dez anos. É o primeiro de um pedido inicial de seis desses navios pela Sovcomflot como parte de sua iniciativa “Green Funnel”. Este foi lançado em parceria com a Shell para introduzir o GNL como combustível primário para petroleiros de grande capacidade e, em geral, para navios não vinculados a rotas fixas ou horários estabelecidos.

Com seu casco de classe 1A, o "Gagarin Prospect" foi projetado para operações de exportação durante todo o ano em áreas com condições de gelo desafiadoras. Está equipado com radares de gelo e holofotes, garantindo total conformidade com o recém-introduzido Código Polar. Seus principais motores, auxiliares e caldeiras são de duplo combustível e o navio opera regularmente em GNL. 

É equipado com um motor bicombustível X-DF de baixa pressão, para minimizar as emissões de partículas. Quando não estiver usando combustível de GNL, a instalação da tecnologia de Redução Catalítica Seletiva permite que o navio cumpra os regulamentos do Nível III que regem as emissões de NOx.

Definindo novos padrões

Falando sobre o prêmio deste ano, o diretor da Nor-Shipping, Per Martin Tanggaard, disse: “Foi uma lista muito surpreendente para este primeiro ano do nosso prêmio combinado, demonstrando o grau de ambição e inovação que definem a construção naval moderna. Acredito que temos um vencedor digno em "Gagarin Prospect", mas todos esses navios serão, sem dúvida, vencedores no mercado mais amplo — criando novos padrões para ativos de transporte eficientes, produtivos e com foco ambiental".

A feira Nor-Shipping acontece em Oslo e Lillestrøm, Noruega, de 4 a 7 de junho. Cerca de 35 mil visitantes de mais de 75 países, com cerca de mil empresas expositoras, devem comparecer ao evento este ano.

Comentários