Estaleiro na praia do Titanzinho só sai com aval da Prefeitura

Sem a autorização da prefeitura, Luizianne Lins diz que não haverá construção de estaleiro na região do Titanzinho
De volta das férias, a prefeita Luizianne Lins (PT) deixou o recado sobre o projeto de instalação do estaleiro na praia do Titanzinho: ``Não tem construção de nada (na orla), em termos de equipamento, se não tiver a anuência do Município``, disse ontem em entrevista coletiva, após solenidade na Guarda Municipal.
A prefeita citou o Projeto Orla, do Governo Federal, que deixou as áreas marítimas sob o controle do Município. Ela ainda ressaltou que ``em breve`` irá se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discutir o assunto. ``Estive com ele (Lula) no Congresso Nacional do PT, e ele disse que vai me chamar para conversar e para entender a reação de quem quer e quem não quer o estaleiro``, disse.
A conversa com Lula, segundo Luizianne, se faz necessária porque o estaleiro é uma obra que atende a uma demanda da Transpetro, um órgão federal.
Segundo Luizianne, a Prefeitura possui um projeto para a região do Serviluz, onde está previsto o estaleiro, e irá apresentá-lo em audiência pública marcada para o próximo dia 2 de março, na Câmara Municipal. A audiência contará com a presença do secretário de Infraestrutura do Município, Luciano Feijão, que vai mostrar a proposta.
Luizianne afirma que o plano inclui construir um parque marítimo na Praia Mansa, agregado ao Farol do Mucuripe. Segundo Luizianne, o projeto existe desde 2005, mas, quando apresentou à comunidade, houve resistência de líderes comunitários. Por isso, ela preferiu primeiro iniciar obras de revitalização marítima do outro lado da cidade, no Pirambu, com o projeto Costa Oeste.
``A gente acha inadequado o estaleiro naquela região. Além de tudo, a população também não quer``, completou Luizianne. Ela fez referência também ao fato de os surfistas cearenses mais bem sucedidos terem surgido naquela região. ``O local é lindo, poucas pessoas conhecem. A gente tem que dar oportunidade para o fortalezense conhecer, criando um projeto turístico``, concluiu.
Impasse
Interessado na implementação do estaleiro no Titanzinho, o governador Cid Gomes (PSB) disse ontem, durante visita ao projeto Maranguapinho, que irá marcar uma reunião com a prefeita para discutir o projeto.
Desde que Cid marcou uma reunião com os vereadores mais votados da região do Serviluz, para convencê-los da importância implantação do estaleiro no Titanzinho, não houve um diálogo entre Luizianne e o governador. A reunião aconteceu logo após Luizianne sair de férias. O encontro contou com a articulação do presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho (PT), e aconteceu sem a presença do líder da Luizianne, na Casa, Acrísio Sena (PT), logo no começo de janeiro.
>> O POVO procurou, na noite de ontem, a assessoria do Palácio Iracema, que informou que somente o governador poderia falar sobre o caso. Cid, porém, estava na Residência Oficial, onde não foi possível contatá-lo.
ENTENDA O CASO
19 de janeiro
>Cid Gomes confirma o estaleiro para a praia do Titanzinho
21 de janeiro
>Cid se reúne com o presidente da Câmara, Salmito Filho (PT) e com os sete vereadores mais votados no bairro Serviluz. O encontro ocorreu sem o conhecimento da prefeita Luizianne Lins (PT).
1º de fevereiro
>A petista reage à ofensiva de Cid e afirma que ``a cidade tem prefeita``. Ela se põe totalmente contrária ao projeto e classifica de ``esquisito`` o encontro de Cid com os vereadores.
2 de fevereiro
O Governo coloca nas mãos da população do bairro Serviluz a decisão e inicia um corpo a corpo com moradores, empresários e membros do setor turístico
Lula disse que vai me chamar para conversar e para entender a reação de quem quer e quem não quer o estaleiro

(Fonte: O Povo (CE)/Tiago Coutinho)


    GHT     Jan de Nul     Antaq
             

Tche Digital

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios