Workshop Tomada de decisão - investimento em portos

Estaleiro Indústria Naval do Ceará constrói Navio Hospital que atenderá comunidades ribeirinhas

Uma embarcação construída pela Indústria Naval do Ceará (Inace), funcionará como hospital para as comunidades ribeirinhas da região Amazônica. O Navio Hospital “Papa Francisco” foi idealizado para levar assistência médica a locais mais isolados, acessíveis por vias fluviais.

Neste sábado (8) o navio sai da Praia de Iracema, em Fortaleza, com destino a Belém, no Pará. O trabalho do estaleiro Inace começou em janeiro de 2018. A embarcação tem 32 metros de extensão.

De acordo com a diretora da empresa, Flávia Barros, foi um grande desafio. “Acredito que esse fim fez com que o desafio ficasse mais gostoso, justamente sabendo que era para um trabalho nobre e desafiador”, disse.

Publicidade
Catálogo da Indústria Marítima

 

O barco foi encomendado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. A ideia surgiu com a visita do Papa Francisco em um hospital no Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude 2013.

O Papa perguntou ao Frei Francisco, fundador da instituição, como estava a situação dos hospitais na Amazônia. E, diante do pedido, “percebemos que para a população que vivia nas margens do rio e tinha dificuldade em chegar aos hospitais, o único meio era o hospital ir até elas”, disse.

O Navio Hospital vai contar com 10 tripulantes fixos e 20 voluntários, que sairão nas expedições que durarão 10 dias, quando retornam para a base que ficará na cidade de Óbidos, no Pará. A expectativa é de que a embarcação atenda mais de mil comunidades ribeirinhas.

Dentro da embarcação, a comunidade ribeirinha encontrará consultórios médicos e odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para exames, como raio-X, ultrassom, eco, mamógrafo, esteira ergométrica e eletro. A assistência também trabalha na prevenção e diagnóstico precoce do câncer, com a realização de exames e triagem.

Fonte: defesa.tv

Comentários

Cash Computadores

Assine Portos e Navios

Consórcio Águas Azuis

Brasil Offshore

Tche Digital

Sobena

Aapa

Abeam

Ricardo Sudaiha

Fenavega Abratec