Marintec Navalshore

Entrega - Camorim recebe o ‘C Arraial’

O mais novo rebocador da Camorim Serviços Marítimos foi entregue no final de abril, no porto do Forno, em Arraial do Cabo (RJ). O C Arraial é um Line Handling (LH 2500) construído para atendimento à Petrobras, na exploração de petróleo pela costa brasileira. A embarcação tem 29,5 metros de comprimento; 9,6 metros de boca; 3,7 metros de pontal e 3,26 metros de calado. O peso do rebocador é de 305,1 toneladas de porte bruto e sua velocidade de serviço é de 10 nós. O C Arraial foi construído no estaleiro Detroit Brasil, em Itajaí (SC), no prazo final de dois anos.

A embarcação é impulsionada por três motores Mitsubishi, cada um com 1.050 HP. “Três tubulões móveis lhe conferem uma excepcional manobrabilidade. Ela é equipada com sistema de rastreamento autotrack e atende, integralmente, aos novos requisitos da Petrobras, no que diz respeito aos sistemas e equipamentos de radiocomunicação”, destaca Cláudio Brito, diretor da Camorim.

O investimento total na embarcação é da ordem de US$ 5 milhões. O financiamento, com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), será de 13 anos, com carência de 24 meses. Após o C Arraial, as próximas embarcações serão o C Angra e o C Vitória, com previsão de entrega para junho e julho, respectivamente. Os dois rebocadores também estão sendo construídos no estaleiro Detroit.

Publicidade

Catálogo da Indústria Marítima

 

O C Arraial, que possui classificação RBNA, é a 69ª embarcação a integrar a frota da empresa de apoio marítimo e offshore. A expectativa da Camorim é de que outras 14 embarcações sejam entregues até o fim de 2012. Desse total, duas estão em construção no Detroit, uma no SRD Offshore e as outras 11 no próprio estaleiro Camorim.

A Camorim observa que o litoral do estado do Rio de Janeiro oferece grandes oportunidades para as empresas de serviço de apoio, seja portuário ou marítimo. “A chegada de novas unidades de exploração e produção de petróleo, os novos estaleiros, indústrias e portos que estão sendo instalados, nos dão a certeza de que em curto, médio e longo prazos as empresas de apoio podem sonhar com um rumo firme e ventos favoráveis”, analisa Brito.

Marintec Navalshore

Assine Portos e Navios

Consórcio Águas Azuis fundo transp Syndarma
  Abac    

  Assine Portos e Navios

 

 

  Antaq

 

Tche Digital

 

 

Sobena

 

Sinaval   Abratec
Publicidade

Catálogo da Indústria Marítima