Ecobrasil 2019

Edital da Sete Brasil de venda das sondas sairá até o final da semana

Até o fim desta semana a Sete Brasil lançará o edital público para a venda das quatro sondas, os navios sondas NS Arpoador e NS Guarapari, em construção no Jurong, em Aracruz (ES) e as Sonda semisubmersíveis SS Urca e SS Frade, em construção no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ).

O lançamento do edital faz parte do procedimento de recuperação judicial da companhia e o recebimento das propostas se encerra no fim de fevereiro, ou seja, 30 dias depois do lançamento do edital.

O Plano de Recuperação da Sete Brasil foi aprovado no início de novembro e nele consta o valor que deve ser pago no pacote das quatro sondas que é em torno de US$ 1,25 bilhão, e caso as propostas não atinjam este valor mínimo, a transação só poderá ser concretizada se for aprovada pelos credores. São 22 no total, sendo 12 acionistas, 5 bancos e 5 estaleiros.

Qualquer empresa pode disputar a atual licitação desde que atenda as exigências, entre elas, a experiência em águas profundas e o prazo de entrega das propostas não deve ser prorrogado, apesar de estar apertado, sobretudo para os novos interessados, já que a Sete Brasil luta contra o tempo para executar seu plano de recuperação.

O término das obras nos dois estaleiros serão pagos pelo valor arrecadado da alienação dos contratos de afretamento e de operação das unidades. A diferença será direcionado ao pagamento de parte da dívida da companhia que soma quase R$ 20 bilhões, estima-se que 10% desse valor seja quitado.

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Catálogo da Indústria Marítima

Possíveis pretendentes

A Seadrill, Ocean Rig, Borr Drilling e Transocean teriam, durante a fase de negociação direta, apresentaram propostas não firmes e as mesmas ficaram abaixo, porém perto do valor base, muito por conta dos altos riscos do negócio, mas todas elas apresentaram condicionantes.

Assim muitos questionam o grau de atratividade do negócio, pois algumas empresas acham que os equipamentos podem ser confiscados durante o processo, além de que as negociações com os estaleiros para o término das obras ficará sob responsabilidade do comprador.

O lado positivo é o prazo longo de afretamento, dez anos, e as taxas diárias US$ 299 mil/dia, valores altos para a atual média do setor.

Vale lembrar que a Sete Brasil foi criada em 2010 para gerenciar a construção de 28 sondas para operar no Pré Sal e que após os escândalos de corrupção denunciados pela operação lava jato, quebrou deixando um rastro de dívidas e desemprego nos estaleiros nacionais.

Fonte: Click Petróleo e Gás

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