Curso H

Crescimento - Vulkan estuda parcerias com fabricantes de motores

A alemã Vulkan, fabricante de acoplamentos navais, estuda parcerias com fábricas de motores instaladas no Brasil para crescer no setor naval nacional. A Vulkan tem a expectativa de crescer no Brasil nos próximos anos, aumentando significativamente sua participação nos setores naval, petróleo & gás, automotivo e de energia eólica.

“Esperamos parcerias fortes com fabricantes de motores para atender à necessidade de conteúdo local. As empresas estão procurando novos fornecedores para atender ao mercado brasileiro”, conta Mauro Constantino, gerente de Vendas da área Naval/Diesel da Vulkan do Brasil. Ele revela que a fabricante busca parcerias com empresas como a MTU, Cummins, GE e Caterpillar. “Se a política der andamento e condições, a Vulkan está preparada para auxiliar esse mercado”, afirma.

Segundo o executivo, o Brasil possui condições de produzir de 50% a 60% dos acoplamentos no Brasil. No entanto, apesar de ter a tecnologia, a demanda ainda não é suficiente para que alguns equipamentos sejam fabricados aqui. Por conta disso, a empresa ainda não colocou em prática o plano de instalar uma fábrica de acoplamentos no país. “A Alemanha tem interesse em desenvolver tecnologia [no Brasil], mas depende da demanda e de como o mercado vai responder”, explica.

Presente em mais de 50 países, a Vulkan possui duas fábricas no Brasil: uma em Itatiba e outra em Barueri, ambas em São Paulo, com cerca de 260 funcionários. O grupo está há 35 anos no Brasil.


Marintec Navalshore