A Hyundai Heavy Industries, maior grupo de estaleiros do mundo, anunciou um acordo de troca de ações avaliado em 1,98 bilhão de dólares para assumir controle sobre a segunda maior empresa do setor, Daewoo, e criar uma gigante global com participação de mais de 20 por cento do mercado.

O banco estatal de desenvolvimento da Coreia do Sul (KDB) detém 55,7 por cento da Daewoo e pretende vender a participação e consolidar os três maiores estaleiros do país, que inclui a Samsung Heavy Industries, em duas empresas.

A combinação dos dois estaleiros vai reduzir a competição e excesso de capacidade produtiva, disse o presidente do conselho do KDB, Lee Dong-gull.

 

O acordo vai “aumentar a competitividade da Daewoo, em um momento em que a ameaça de grupos da China e Cingapura está crescendo”, afirmou Lee.

Hyundai e Daewoo controlam uma participação combinada de 21,2 por cento do mercado global de estaleiros, e são seguidas pela japonesa Imabari Shipbuilding, que detém fatia de 6,6 por cento, segundo dados da Clarksons Research.

Lee afirmou que vai levar vários meses para as empresas conseguirem aprovação de autoridades regulatórias para a consolidação.

O KDB também afirmou que vai contactar a Samsung Heavy para que a empresa avalie assumir uma participação na Daewoo. Um porta-voz da Samsung Heavy afirmou que a empresa recebeu uma proposta da KDB e que precisa avaliar o assunto.

Fonte: Reuters

Comentários

Cash Computadores

Messe Munchen

Consulado Geral dos Paises Baixos

Syndarma

ABTP

Abac

Tche Digital

TMSA

Antaq

Abeam

Sobena

Fenavega Abratec

 

Ecobrasil