Marintec Navalshore

Consórcio - CKE vence licitação para elaborar projetos para OSX

O consórcio CKE, formado pela Chemtech, Kromav e Exactum, venceu a concorrência para a elaboração de projetos de engenharia básica e de detalhamento de duas plataformas no estaleiro da OSX, localizado no complexo industrial do porto do Açu. Os projetos de engenharia serão desenvolvidos no Rio de Janeiro, onde está o escritório do consórcio, e devem ser concluídos em 18 meses. A Kromav e a Chemtech terão, cada uma, 45% de participação no consórcio, enquanto a Exactum ficará com os demais 10%. Pelo contrato, as empresas terão que utilizar o conceito OSX Flex, que permite fazer plantas de processo flexível para vários tipos de óleo — dependendo do óleo que será descoberto, se faz com que essa planta de processo seja adaptada de modo mais fácil e eficiente.

O consórcio CKE também será responsável pela assistência técnica durante a construção e montagem das unidades e ao suprimento de materiais e equipamentos. A expectativa é de que sejam alocados até 350 profissionais no pico do projeto, em um escopo que englobará o topside e casco dos navios-plataforma. “A ideia é usar pessoal interno. Já temos as pessoas do consórcio e, eventualmente, pegaremos algumas pessoas do mercado”, explica o diretor da Kromav Engenharia, Ricardo Vahia. As empresas não divulgaram o valor do contrato.

O executivo conta que a primeira reunião técnica do projeto foi realizada no dia 27 de setembro. As empresas definiram que a Kromav ficará responsável pela parte naval, estruturas e acomodações. Já a Chemtech cuidará da planta de processo e a Exactum vai atuar na estrutura de suportação dessa planta. O processo de licitação, que estava em andamento desde maio, foi concluído em meados de setembro. Vahia diz que a expectativa da Kromav é de que surjam novas oportunidades nos próximos anos.

Publicidade
Catálogo da Indústria Marítima

 

Comentários

Marintec Navalshore

Assine Portos e Navios

Consórcio Águas Azuis

Syndarma

Envie uma pauta

Conapra

FGV Transportes

Aapa

Tche Digital

Sobena

Sinaval Abratec