Marintec Navalshore

Concluída transferência de seções do S-41 Humaitá para estaleiro

A Itaguaí Construções Navais (ICN) concluiu, nesta quarta-feira (19), a transferência das seções do submarino Humaitá (S-41) da fábrica para o estaleiro do complexo naval de Itaguaí (RJ). As operações, que tiveram início em maio, marcam o início da fase de preparação para a união final de todas seções, formando o casco resistente da embarcação. 

As seções 3 e 4 representam a parte de vante do submarino, abrigando importantes elementos como a sala de controle, mastros, periscópio e os tubos de lançamento de torpedos, entre outros equipamentos de navegação. Juntas, as seções pesam mais de 440 toneladas e têm aproximadamente 30 metros de comprimento. Os cascos da seções transferidas ao estaleiro foram construídas na Nuclep (Nuclebrás Equipamentos Pesados) e começaram a receber a parte tecnológica na unidade de fabricação de estruturas metálicas (UFEM). 

Ao final da construção, a segunda das quatro unidades de propulsão diesel-elétrica do programa de desenvolvimento de submarinos da Marinha (Prosub) terá 72 metros de comprimento e irá deslocar uma massa de aproximadamente duas mil toneladas. O lançamento ao mar do S-41 Humaitá deve ocorrer no segundo semestre de 2020.  

Publicidade
Catálogo da Indústria Marítima

 

 

 

 

 

 

Comentários

Cash Computadores

Assine Portos e Navios

Consórcio Águas Azuis

Syndarma

Envie uma pauta

Conapra

FGV Transportes

Aapa

Tche Digital

Sobena

Sinaval Abratec