Marintec Navalshore

Colaboração - Volvo e Yamaha estudam parceria

AAB Volvo Penta e Yamaha Motor Co., Ltd. decidiram estabelecer grupos de trabalho conjuntos para avaliar o potencial para uma colaboração em maior profundidade entre as empresas. Recentemente, Volvo Penta e Yamaha Motor anunciaram acordo de colaboração tecnológica para o desenvolvimento de sistemas de controle eletrônicos para embarcações. O objetivo é proporcionar sinergias tecnológicas no campo cada vez mais importante da eletrônica.

A colaboração passou a ser operacional no final do ano passado, mas ambas as partes já decidiram levar a situação mais longe e realizar estudos conjuntos sobre formas em que a cooperação entre as empresas pode ser ampliada. “A Volvo Penta é líder mundial em sistemas de propulsão marinhos. A Yamaha Motor é líder global no ramo de motores de popa. Nossas linhas de produtos se complementam. Portanto, vemos um grande potencial para ampliar nossa cooperação com o objetivo de criar a combinação marinha mais potente do mundo”, afirma o presidente e CEO da Volvo Penta, Göran Gummeson.

A colaboração entre a Penta e a Yamaha Motor é baseada exclusivamente na parceria em diferentes áreas nas quais ambas as empresas percebem oportunidades para cooperação como resultado da complementariedade da oferta para clientes.

Yamaha e Volvo Penta já acertaram um acordo de cooperação em distribuição para os motores marinhos da Volvo Penta no mercado japonês. As partes estudam a possibilidade de cooperações semelhantes em outros mercados. Na América do Norte, as duas empresas já cooperaram na busca por oportunidades em vendas para construtores individuais, e darão continuidade em esforços correlatos.


Catálogo da Indústria Marítima


Atendimento, logística e pós-venda são outras áreas em que as partes gostariam de examinar oportunidades para ampliar a colaboração. Atualmente a Volvo Penta oferece ao mundo marinho o atendimento mais globalizado, com uma rede de revendas com mais de quatro mil pontos de atendimento em todo o mundo. A Yamaha Motor tem representação em mais de 180 países.

A atual colaboração tecnológica resultará nas empresas fazendo uso de plataformas eletrônicas em comum, e assim criar o potencial para sinergias em termos de ferramentas, habilidades em diagnóstico,  padronização e atendimento nos serviços de pós-venda.

“Esperamos que uma parceria ampliada com a Volvo Penta, na qual teremos os benefícios proporcionados pelos pontos fortes de ambas as empresas, nos permitam criar uma aliança competitiva para o longo prazo com oportunidades ímpares para abordar os desafios enfrentados pela indústria marinha”, declara Takaaki Kimura, diretor representante e diretor administrativo sênior da Yamaha Motor Co., Ltd.


Marintec Navalshore