Marintec Navalshore

Carteira - Estaleiros japoneses crescem 9,4%

As encomendas de navios para exportação aos estaleiros japoneses registraram alta de 9,4% no ano a ano de abril. O setor apresentou crescimento pelo 17º mês consecutivo, segundo dados divulgados pela JSEA (Associação Japonesa de Exportadores de Navios). A associação destacou que os 22 navios encomendados somam 912.142 toneladas. Deste montante, 18 são embarcações tipo bulk e quatro são para carga geral. O crescimento no ano a ano nos últimos três meses foi de 218,5% em janeiro, 35,4% em fevereiro e 10,9% em março.

No Japão, as encomendas para exportações de navios começaram a cair repentinamente em 2008, devido ao declínio econômico provocado pela crise financeira. O crescimento das encomendas no mês de abril é boa notícia para o país, que ainda se esforça para se recuperar dos estragos provocados pelo terremoto e pelo tsunami que acometeram a parte nordeste, no último mês de março. Pequenos estaleiros situados na região foram afetados. Os maiores empreendimentos estão na parte oeste do país e a produção de embarcações não foi prejudicada.

Para o presidente da Associação de Estaleiros do Japão, Takao Motoyama, a economia global está se recuperando e o cenário é otimista. “Com a apreciação do iene, acredito que seremos capazes de assegurar mais encomendas de exportação de navios do que no ano passado”, disse.


Catálogo da Indústria Marítima



Marintec Navalshore