Brasmero

Captura de CO2 - Petrobras e INPE inauguram laboratórios

Com o objetivo de desenvolver tecnologias para a redução de emissões de CO2 e para a recepção, processamento e armazenamento de dados de satélite para monitorar em tempo quase real a costa brasileira, a Petrobras e Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) inauguraram dois laboratórios em Cachoeira Paulista (SP). As unidades são resultado de investimento de R$ 7 milhões e parte de estratégia da Petrobras de investir em universidades e institutos de pesquisa.
Um dos novos laboratórios da unidade tem como foco o desenvolvimento da tecnologia Chemical Looping, uma das técnicas mais promissoras para a captura de CO2. Posteriormente poderá ser uma opção tecnológica da Petrobras para a redução de emissões de gases do efeito estufa. O outro laboratório visa à recepção, processamento e armazenamento de dados de satélite para monitorar em tempo quase real a costa brasileira.
Entre as aplicações deste novo laboratório estão a detecção rápida e o monitoramento da presença de óleo, assim como de eventos meteo-oceanográficos, como frentes oceânicas e florescimento de algas. Este laboratório possui a primeira estação dedicada ao sensoriamento remoto marinho no país. Até então, a Petrobras utilizava imagens adquiridas e processadas em estações de recepção no exterior, o que gerava alto custo operacional e demora no tempo de entrega das imagens.

 

PUBLICIDADE

Rimac



Pesa

    AAPA     Jan de Nul     Antaq
             

Tche Digital

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
             
             

Metalock

AAPA

Bombando

Error: No articles to display