A Petrobras apresentou a seus empregados nesta sexta (29) os conceitos de um novo plano de cargos e remuneração (PCR), aprovado pelo conselho de administração da companhia em reunião esta semana. A proposta tem o objetivo de permitir maior mobilidade dentro da companhia e privilegiar o mérito na progressão de carreira.

Funcionários da Petrobras durante julgamento no TST - Felipe Sampaio/Folhapress

"Sabemos que, para ser uma empresa competitiva, precisamos das pessoas com as competências certas, nos lugares certos, na quantidade certa e com o engajamento necessário para alcançar os resultados planejados", escreveu, em carta aos empregados, o diretor de Assuntos Corporativos da empresa, Eberaldo de Almeida Neto. 

 

Sindicatos criticaram a falta de diálogo na elaboração do plano e avaliam que as mudanças têm por objetivo facilitar a realocação de empregados entre as diversas unidades da empresa. 

De fato, um dos objetivos apresentados pela estatal é "permitir grande mobilidade de profissionais, facilitando sua alocação em diferentes áreas", segundo apresentação à qual a Folha teve acesso. A ideia, nesse caso, é aproveitar pessoal que ficará sem função após a venda de ativos em outras operações.

O plano reduz o número de carreiras específicas dentro da empresa, permitindo que empregados sejam transferidos para funções próximas às que ocupam. Atualmente, são 166 cargos na estrutura da empresa. 

O novo desenho cria o conceito de "cargos amplos" para nível superior e nível médio, divididos entre eixos de carreira, como administrativo, comercial ou operacional.

Outro objetivo é inserir a meritocracia como avaliação para promover empregados, além do tempo de serviço. A apresentação interna, porém, não dá maiores detalhes sobre o processo.

Em nota, a Petrobras disse que os objetivos principais são ampliar os critérios de mobilidade, desenvolvimento e planejamento de carreira dos empregados, além de maior transparência.

Fonte: Folha

Comentários


Schottel



Syndarma

ABTP

Antaq

TMSA

Assine Portos e Navios

ABTP

Sobena

Terra Firma Abratec