A Antaq recebeu, nesta sexta-feira (30), a delegação do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (Usace). O objetivo foi discutir a renovação do Protocolo de Intenções, que havia sido assinado pela agência reguladora, pelo órgão norte-americano e pelo Departamento de Engenharia e Construção, órgão de diretoria setorial do Comando do Exército/Ministério da Defesa.

As instituições assinaram a Carta de Intenções em 2010, com validade de cinco anos. O documento previa a cooperação no gerenciamento de projetos hidroviários, abrangendo a fase de estudos até a elaboração de projeto executivo, incluindo o componente ambiental. “A Antaq tem total interesse em seguir adiante com o Protocolo de Intenções e que esse instrumento esteja novamente em vigor em breve”, destacou o diretor-geral da Antaq, Mário Povia.

A brigadeiro-general Diana Holland, que chefiou a delegação da Usace durante a visita à Antaq, disse que o órgão americano também tem interesse em renovar o documento e lembrou que a maioria das ações estipuladas no instrumento anterior está avançada. “É uma parceria que todos os lados obtêm benefícios”, disse.

 

Entre as ações contempladas no documento e que devem estar também presentes na renovação, estão: promover a permuta de informações científicas e tecnológicas; promover o desenvolvimento de metodologias inovadoras; identificar projetos e atividades de manutenção de hidrovias; e elaborar metodologias para fins de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental de empreendimentos hidroviários.

Povia apontou que a Antaq vem trabalhando para atrair a iniciativa privada para os setores de navegação e portuário. O diretor-geral afirmou que essa parceria pode contribuir, por intermédio da troca de conhecimento, para a melhoria da infraestrutura e logística nacionais. “Destaco que a Usace deve se sentir à vontade para propor um rol de atividades que deve estar presente no próximo Protocolo de Intenções”, afirmou o diretor-geral da Agência, ressaltando que há também interesse para a elaboração de uma parceria entre Antaq e Usace, apenas.

Comentários


Cash Computadores

Assine Portos e Navios



Syndarma

ABTP

Antaq

TMSA

Assine Portos e Navios

ABTP

Sobena

Terra Firma Abratec