A ABB fornecerá os sistemas integrados de automação e segurança ABB Ability™ para Johan Castberg, o novo campo de petróleo da Statoil, na Noruega. Os serviços e as soluções da ABB ajudarão a reduzir o Capex do projeto de forma significativa. A comunicação, a segurança e o controle integrado serão fundamentais para a operação bem-sucedida do novo campo.

Localizado no mar de Barents, ao norte do Círculo Ártico, o novo campo será desenvolvido com um FPSO (Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência de petróleo) e uma instalação submarina com 30 poços. O novo campo tem volumes comprovados estimados entre 400 e 600 milhões de barris de petróleo e é o maior projeto de exploração offshore de petróleo do mundo.

A ABB fornecerá os sistemas integrados de automação ABB Ability™ System 800xA e de segurança, incluindo simulação avançada e serviços relacionados para assegurar uma operação segura, confiável e eficiente do FPSO em alto mar. O serviço é avaliado em aproximadamente US$ 25 milhões.

 

Trabalhando estreitamente com a Aker Solutions, a contratante do projeto, a ABB fornecerá a engenharia, a instalação e o comissionamento para a execução do projeto e assegurar que a produção seja conduzida de forma eficiente desde o primeiro dia de operação. 

“Digitalização e os sistemas de automação e segurança avançados são fundamentais para uma operação mais segura, eficiente, confiável e mais ecologicamente amigável de petróleo, gás e instalações químicas”, afirmou Erik Holsten, Diretor Geral de Petróleo, Gás e Produtos Químicos da ABB. “Em conjunto com nossa ampla e avançada experiência em controle de processo e sistemas submarinos e de energia, a execução é simplificada, os custos são reduzidos e as operações em longo prazo são mais seguras e mais eficazes”.

A ABB tem uma vasta experiência em otimização e produção de gás, além de um longo histórico de colaborações bem-sucedidas com a Statoil, em inúmeros projetos ao redor do mundo. As principais instalações de petróleo e gás acima do Círculo Ártico na Noruega utilizam os sistemas de segurança e automação da ABB. Esta experiência, em conjunto com quatro décadas de fornecimento de sistemas de automação e segurança para a indústria, são fatores importantes na obtenção deste projeto.

O campo está programado para entrar em operação em 2022 e terá uma vida útil de produção estimada de 30 anos. As entregas da ABB terão início no final de 2018.

 

Da Redação 

Comentários


Cash Computadores



Syndarma

ABTP

Antaq

TMSA

Assine Portos e Navios

Abeam

Sobena

Terra Firma Abratec