Marintec Navalshore

Ricardo Falcão

O vice-presidente da Associação Internacional de Práticos Marítimos (Impa), Ricardo Augusto Leite Falcão, é o novo diretor-presidente do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra). Falcão, que substitui Gustavo Martins no cargo, é do grupo Bacia Amazônica Práticos. Ele, já havia presidido o Conapra em duas gestões, de 2011 a 2014. O novo mandato à frente do conselho será de dois anos. A cerimônia de posse da diretoria e do conselho fiscal do conselho será realizada nesta quinta-feira (6), no Clube Naval de Brasília.

Falcão atua como prático na ZP-01, considerada a maior zona de praticagem do mundo, que se estende por 1.300 milhas náuticas em hidrovias nos estados do Amapá, Pará e Amazonas. Em 2018, foi reeleito por mais quatro anos vice-presidente da Impa, entidade à qual o Conapra é associado e que tem participação na Organização Marítima Internacional (IMO), em Londres.

O prático Otavio Augusto Fragoso Alves da Silva, lotado no Rio de Janeiro (ZP-15), foi eleito diretor vice-presidente na mesma chapa. Fragoso também já esteve à frente do Conapra, em 2003 e 2004, e da Federação Nacional dos Práticos (Fenapráticos), que representa os profissionais na esfera trabalhista.

O Conapra é o órgão de representação nacional reconhecido pela autoridade marítima e tem foco no aprimoramento técnico da atividade e da qualidade do serviço de praticagem. Confira abaixo como ficou a administração do conselho para o biênio 2020-2021.

Diretor-presidente
Ricardo Augusto Leite Falcão (ZP-01 - Amapá, Pará e Amazonas)

Diretor vice-presidente
Otávio Augusto Fragoso Alves da Silva (ZP-15 - Rio de Janeiro)

Diretoria
Bruno Fonseca de Oliveira (ZP-05 - Ceará)
João Bosco de Brito Vasconcelos ZP-19 - Rio Grande-RS)
Marcos de Castro Alves (ZP-01 - Amapá, Pará e Amazonas)

Conselho Fiscal
Claudio Peres de Queiroz (ZP-01 - Amapá, Pará e Amazonas)
Igor de Assis Sanderson de Queiroz (ZP-06 - Areia Branca-RN)
Ivan Ricci (ZP-19 - Rio Grande-RS)