Vallourec seleciona startups para solucionar desafios reais da Empresa

Estão abertas as inscrições para a  terceira edição do Vallourec Open Brasil, programa que seleciona startups aptas a desenvolver projetos em conjunto com as empresas Vallourec no Brasil. Podem participar do Vallourec Open Brasil 2019 startups de base tecnológica do Brasil, e as interessadas deverão preencher o formulário disponível no site www.vallourecopenbrasil.com.br até o dia 1º de agosto. O processo de seleção terá quatro etapas com a possibilidade de uma fase extra, em caso de empates técnicos entre startups. As selecionadas na primeira fase serão anunciadas no dia 12 de agosto.

O programa Vallourec Open Brasil foi lançado em 2017 para promover a cultura da inovação, por meio da busca de startups e empreendedores capazes de desenvolver soluções na área de data science, focadas em melhorar ou desenvolver novos serviços para os clientes do Grupo. As escolhidas recebem mentoria de profissionais, imersão e treinamento na Empresa, além de acesso exclusivo à rede de fornecedores e clientes.

A edição de 2019 tem como tema a automação de atividades operacionais com foco em ganho de produtividade. As  startups interessadas podem submeter seus projetos em três diferentes desafios: “Jurídico 4.0”, voltado para soluções em automatização de atividades operacionais e modernização do departamento jurídico; “Extração inteligente”, em que a busca é por alternativas para medição e monitoramento da umidade da madeira ainda em campo, antes de ser extraída e enviada para carbonização; e “Mapeamento de ruídos”, que tem como objetivo a identificação em tempo real da causa-raiz de emissões sonoras em diferentes áreas da Empresa. Os detalhes sobre cada desafio podem ser conferidos no site do programa.

“Neste ano buscamos soluções para superar os desafios que a Empresa possui hoje. As áreas relacionadas a esses temas buscam soluções que sejam realmente inovadoras para essas questões, queremos um tipo de modernização que tenha impacto no nosso trabalho do dia a dia”, afirma Gabriel Cordeiro, engenheiro de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Vallourec.

Segunda etapa

Para participar da fase 2 da seleção 2019, as startups escolhidas na primeira ase  deverão enviar um vídeo pitch de no máximo 5 minutos no formato MP4 com uma apresentação da startup e uma proposta de projeto focada em um dos desafios descritos no site www.vallourecopenbrasil.com.br. Os vídeos devem ser enviados entre os dias 12 e 25 de agosto.

Até dez startups serão selecionadas com base na adequação das atividades da empresa ao tema proposto, à capacidade técnica para desenvolvimento do projeto e criação de soluções inovadoras e no currículo dos integrantes (Lattes ou LinkedIn). O resultado da seleção será divulgado no site no dia 2 de setembro.

Imersão e prática 

Na última semana de setembro, as startups selecionadas na fase 2 participarão de uma etapa de imersão na unidade da Vallourec no Barreiro, em Belo Horizonte, onde terão acesso a informações relacionadas ao negócio e aos processos da Empresa para construir uma proposta de trabalho em conjunto com a Vallourec. As selecionadas terão ajuda de custo para essa atividade, que terá duração de cinco dias úteis, de 23 a 27. 

As propostas desenvolvidas serão apresentadas no dia 27 de setembro para gestores da Empresa, que vão avaliar e selecionar as melhores (uma ou duas). A(s) vencedora(s) terá a oportunidade de implantar o próprio projeto com orientação dos profissionais da Vallourec.

Em caso de empate técnico na etapa de apresentação das propostas, as startups concorrentes receberão ajuda de custo para desenvolvimento de um protótipo que demonstre a viabilidade e o funcionamento da solução apresentada. Essa etapa acontecerá entre os dias 30 de setembro e 18 de outubro, quando os protótipos deverão ser apresentados. No mesmo dia ocorrerá o anúncio das startups selecionadas.

 Comunicado corporativo — por Vallourec

Comentários

 

 

Reportagens da edição 702

Presença a bordo

08 Jul 2019 18:07 Navegação

Empresas pedem manutenção das vagas na formação para não faltar marítimos. Sindicato cobra equilíbrio entre oferta e demanda • O mercado de navegação no Brasil apresenta oferta de marítimos superior à...

Legal Seminar

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Considerado o mais importante mercado “offshore” fora do Mar do Norte, o Brasil também atraiu a atenção de armadores noruegueses em evento paralelo • A primeira apresentação deu uma visão das...

Mercado de gás

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

As oportunidades no setor de gás no Brasil também foram debatidas no evento.  A superintendente de Oléo e Gás do estado do Rio de Janeiro, Cristina Pinho, deu um quadro...

Brasil na Nor-Shipping

08 Jul 2019 18:07 Indústria naval

Pela terceira vez o Brasil promove um seminário durante o evento • Se neste ano o clima do evento em geral já era mais leve que nas edições anteriores, no caso...

Cash Computadores

Assine Portos e Navios

Consórcio Águas Azuis

Syndarma

OTC Brasil

Tche Digital

Assine Portos e Navios

Aapa

Abeam

Sobena

Sinaval Abratec