Marintec Navalshore

NORMAM 02 - Novos requisitos sobre válvulas de alívio de pressão e vácuo com corta-chamas

Recebemos várias consultas dos nossos clientes, parceiros e amigos, a respeito da publicação da revisão da NORMAM 02 / Diretoria de Porto e Costas - DPC onde novos requisitos sobre válvulas de alívio de pressão e vácuo com corta-chamas integrado fazem parte. São muitas dúvidas e diversas interpretações que estão sendo percebidas e gerando muitos comentários e discussões.

Desta forma, nós da ROMÃO Tecnologias Industriais, especialistas em sistemas de proteção e fabricante 100% nacional, da única válvula de alívio de pressão e vácuo com corta-chamas que atende 100% aos novos requisitos da NORMAM 02, preocupados e interessados no esclarecimento das dúvidas e diversas interpretações, vimos aqui, neste artigo, explicar com objetividade todos os pontos dos novos requisitos descrito na mesma.

Importante ressaltar que o objetivo da revisão da NORMAM 02/DPC especificamente neste requisito é proteger e melhorar, pessoas e o planeta. Ou seja, quando a balsa transportadora de combustíveis e líquidos inflamáveis atracar no porto para operação de carregamento e descarregamento, faze-lo com total segurança, diminuir as emanações dos vapores para a atmosfera e consequentemente diminuir o risco de uma explosão por haver menos vapores, formando uma atmosfera explosiva, protege também o meio ambiente e melhora a saúde e a vida das pessoas.

Acesso à versão integral do artigo em PDF - clique aqui


Catálogo da Indústria Marítima



Marintec Navalshore