AGI Brasil
  • Wilson, Sons - Cabotagem cresce em terminais da empresa

    Nos cinco primeiros meses de 2013, o volume de movimentação aumentou 22,9% no Tecon Rio Grande e 20,3% no Tecon Salvador. Os esforços para o desenvolvimento da cabotagem nos terminais de contêineres operados pelo Grupo Wilson, Sons se refletiram nos resultados operacionais dos cinco primeiros meses deste ano (5M13). De janeiro a maio de 2013, o volume de movimentação de contêineres cheios por cabotagem cresceu 22,9% no Tecon Rio Grande e 20,3% no Tecon Salvador, se comparado com o mesmo período de 2012.

  • Transporte fluvial - Antaq lança estudo sobre Amazônia

    O transporte fluvial da Amazônia, somando também as travessias, movimenta 13,6 milhões de passageiros anualmente. A informação é do estudo Caracterização da Oferta e da Demanda do Transporte Fluvial de Passageiros na Região Amazônica. O documento é fruto de um termo de cooperação entre a Antaq, a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). “O estudo contribuirá para a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e ao fomento da navegação fluvial de passageiros”, disse Mário Povia, diretor da Antaq, durante o lançamento do estudo, na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília, em 20 de junho.

  • Tecnologia da aviação no pré-sal

    GE fornece turbinas derivadas da aviação para a Modec. Unidade de produção da Power Conversion completa operação até o final do ano

    A GE Distributed Power fechou mais um contrato no setor de petróleo e gás, para fornecer quatro turbinas aeroderivadas LM2500+G4 para a Modec (Mitsui Ocean Development and Engineering Co. Ltda.), especializada em engenharia, suprimento, construção e instalação de sistemas flutuantes de operação. Essas unidades fornecerão energia para embarcações de retirada do pré-sal na costa brasileira, inclusive para as operações críticas de processamento.

  • Sany - Empresa amplia portfólio

    A Sany realizou a venda de três guindastes sobre caminhão STC75, de 75 toneladas, para a empreendedora Parente Andrade, localizada em Manaus. As negociações aconteceram em janeiro deste ano e as máquinas estão a caminho para trabalhar em operações de balsa na selva amazônica.

  • Roxtec

    A fornecedora de passagens de cabos e tubos Roxtec International está preparando o lançamento do Roxtec Transit Designer. É um software único, grátis, que simplifica a seleção do produto, segundo as necessidades e requerimentos de vedação.

  • Raytheon

    A Raytheon Anschütz, fabricante alemã de sistemas de navegação, lançou uma nova geração de agulhas giroscópicas que pode ser operada livre de manutenção. A Horizon MF é um novo sistema de agulha giroscópica que usa tecnologia denominada Giroscópio Ressonador Hemisférico (“Hemispherical Resonator Gyros”) para medir as taxas angulares para cálculo de posição.

  • Rastreamento de cargas

    A TNT lança o aplicativo TNT Radar para rastrear cargas rodoviárias domésticas em versão mobile. O serviço está disponível gratuitamente para smartphones que utilizam sistema operacional Android, iOS e Windows Phone através da AppStore (iOS), Google Play (Android) ou Marketplace (Windows Phone).

  • Polo ‘subsea’ - Rio investe em parcerias para o projeto

    O governo do estado do Rio de Janeiro quer estreitar vínculo com a Noruega para criação de polo de subsea. Para tanto, o subsecretário estadual de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial, Marcelo Vertis, participou em maio, na Noruega, da Underwater Technology Conference (UTC) 2013, na cidade de Bergen.

  • Pesquisa - Clariant assume laboratório da Oxiteno

    A Clariant, empresa de especialidades químicas, conta com um novo laboratório de P&D de catalisadores para indústrias química e de petróleo e gás. Localizado na maior instalação fabril da companhia na América Latina, em Suzano (São Paulo), o laboratório inicia suas operações com uma infraestrutura completa, equipamentos de última geração e uma equipe de pesquisadores qualificada e dedicada a desenvolver novas gerações de catalisadores e fornecer suporte técnico a clientes na região.

  • Parceria - Açotubo e Tupy se unem

    O Grupo Açotubo acaba de fechar parceria com a Tupy, uma das maiores indústrias de fundição da América Latina. “A união das empresas líderes de mercado proporciona, além de qualidade, uma disponibilidade maior de produtos aos clientes”, afirma Fernando Del Roy, gerente corporativo de marketing do Grupo Açotubo. A nova linha de conexões irá atender às áreas industriais, construção civil, petróleo e gás, usinas, agrícola e insumos.

  • Paranaguá - Porto recebe caminhões sem filas

    O pátio de triagem do porto de Paranaguá recebeu, até maio, 155.672 caminhões carregados com grãos. O volume é o maior registrado pelo porto e, apesar do fluxo intenso, não foram registradas filas de caminhões no acesso ao pátio. O governo do Paraná destacou, em nota, que o aprimoramento das regras do sistema de recebimento de caminhões e a ampliação do diálogo com os usuários do sistema permitiram que o porto paranaense eliminasse o problema das filas.

  • Navalshore 2013 - 350 marcas na 10ª edição da feira

    A Navalshore 2013 contará com a participação de empresas de 16 países, representando 350 marcas. Nesta edição, o evento conta com pavilhões da China, Dinamarca, Argentina, Reino Unido, Noruega e Japão e tem previsão de receber 17 mil visitantes. Para o gerente da feira, Renan Joel, a constante presença de diversos países  é uma  demonstração do reconhecimento de networking positivo realizado durante o evento.

  • Marpol

    O Grupo Vicel e a Queiroga Treinamentos lançam no mercado o programa de treinamento em computador “Cumprindo a Marpol – Poluição Zero”, agora na versão 2.0 e em português. O programa foi criado pelo Marpol Training Institute, entidade americana que detém os direitos da marca e do treinamento Marpol. Ele foi traduzido e adaptado à língua portuguesa pelo Grupo Vicel e será comercializado pela Queiroga Treinamentos no mercado de óleo e gás brasileiro.

  • Maersk - Armador recebe o primeiro navio ‘Triple-E’

    Mais novo navio da Maersk Line, o primeiro da série “Triple-E”, entrou em operação em 14 de junho, em uma cerimônia no estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME) em Okpo, Coreia do Sul.

  • Luvas

    A Luvas Yeling apresenta a Chrome Series 4025 e 4026, equipamento que possui nível cinco de resistência a cortes, apresentando 25 vezes mais resistência se comparada a outras e dez vezes mais que o Kevlar.

  • Licitações em xeque

    Vetos à Lei dos Portos criam riscos de judicialização de terminais e podem prejudicar investimentos privados no setor

    Parte dos planos do governo para atrair investimentos privados para o setor portuário a partir de 2013 corre risco de ser adiado. Os arrendatários de terminais privados anteriores à antiga Lei dos Portos (8.630/1993) questionam o veto da presidenta Dilma Rousseff à renovação automática desses contratos. Pelas novas regras, a decisão fica a critério do governo. O presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli, afirma que os empresários que se sentiram prejudicados estão entrando com recursos para impedir a realização de licitações.

  • John Crane - Empresa inaugura centro de serviços

    A John Crane, especializada em soluções em Engenharia para equipamentos rotativos, inaugurou em junho um centro de Serviços em Itaboraí (RJ). A nova instalação reforça a estratégia de serviços 2012-2016 da companhia.

  • Jadlog

    A JadLog, empresa de logística e transporte de cargas expressas fracionadas, está estreando seu novo site (www.jadlog.com.br), que permite aos seus clientes realizar operações como a simulação do cálculo do frete de encomendas e o rastreamento das entregas, e também facilita a integração e a operação com seus mais de 480 franqueados em todo o país, com a visualização de rotas, entre outros benefícios.

  • Hamburg Süd - Armador batiza navios na Coreia do Sul

    A Hamburg Süd celebrou em junho um batismo duplo dos porta-contêineres Cap San Nicolas e Cap San Marco no estaleiro Hyundai Heavy Industries, em Ulsan, na Coreia do Sul. Com uma capacidade nominal de 9.600 TEUs, os dois navios são os maiores da empresa em operação, e os que oferecem a maior capacidade para reefers em todo o mundo, com 2,1 mil tomadas exclusivas para contêineres refrigerados.

  • Guindastes - Rolls-Royce municiará PSVs para o Detroit

    A Rolls-Royce fechou contrato, no último dia 12 de junho, com o Grupo Detroit Chile para o fornecimento de guindastes para quatro embarcações brasileiras de apoio a plataformas offshore, do tipo PSV. Os equipamentos estão em construção no estaleiro Detroit Brasil, uma subsidiária do grupo chileno, localizada em Itajaí, no estado de Santa Catarina. A companhia fornecerá quatro duplas de seu modelo de guindaste Dual Draglink, totalizando oito guindastes. Projetados pelo escritório de arquitetura naval Guido Perla, os PSVs servirão à Petrobras, pelo período de oito anos. A Starnav Serviços Marítimos, empresa brasileira de apoio marítimo, também subsidiária do Grupo Detroit Chile, será a operadora dos navios.

  • Gigantes - Libra recebe dois navios com 334 metros

    Preparada para operar navios de grande porte, a Libra Terminais Santos recebeu em junho o CMA CGM Carmen e na sequência o CMA CGM Tosca, ambos com 334 metros. O Carmen, de bandeira liberiana, esteve pela primeira vez no terminal santista em dia 15 de junho e retornou no dia 25, enquanto que o Tosca, com bandeira francesa, atracou dia 26.

  • Fornecedores mais competitivos

    Tecnologia é desafio para empresas de sinalização, que buscam parcerias para aproveitar retomada nas vendas

    Os fornecedores de equipamentos de sinalização náutica estão se fortalecendo para aproveitar a retomada dos serviços e garantir espaço no mercado. Após a queda nas vendas nos últimos anos, um novo horizonte surgiu com as MP dos Portos e com o discurso do governo para atrair investimentos privados e desenvolver as hidrovias. O objetivo é reduzir o impacto de décadas sem investimentos.

  • Finep - Sai em julho seleção de projetos

    Está previsto para o dia 22 deste mês de julho a divulgação do resultado dos projetos selecionados na primeira etapa da chamada pública da Finep. A instituição lançou um edital de R$ 41 milhões, no último mês de junho, para investimento em novas tecnologias e equipamentos para a indústria naval. Os recursos, provenientes do FNDCT/Fundos Setoriais e não reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos) serão destinados a apoiar projetos cooperativos entre instituições de pesquisa científica e tecnológica e empresas do setor de navipeças para a navegação interior, cabotagem e longo curso. O objetivo é aumentar o índice de nacionalização das embarcações produzidas no Brasil e aumentar a capacidade de geração de empregos na área da construção naval.

  • Expansão - Daslik representará Liderroll na Europa

    A Liderroll terá mais uma frente de atuação mundial a partir de agora. O presidente da empresa, Paulo Fernandes, assinou um acordo com Livia Folkerts, da Daslik, para que ela represente a Liderroll e seus produtos de suportação especial de tubos em toda a Europa. O acordo foi assinado no escritório da Liderroll em Houston. A empresa fechou a parceria no mesmo momento em que recebeu duas novas certificações do Bureau Veritas: a ISO18001 e a ISO 14001. As certificações abrangem projeto, desenvolvimento e construção de soluções em engenharia para instalação de dutos, estruturas industriais, equipamentos mecânicos e caldeiraria.

  • Ecomex

    A New Soft Intelligence - NSI apresenta seus aplicativos especializados Ecomex Suite IN 513/05 e Ecomex Suite Repetro, que permitem e garantem os controles exigidos pela Receita Federal do Brasil para que as empresas se beneficiem dos regimes especiais que conferem desoneração de tributos ao longo da produção.

  • Diesel elétrico - Cummins exibe pacote com conteúdo local

    A Cummins Marine, divisão de Negócios Marítimos da Cummins, exibe durante a Navalshore 2013 seu completo pacote diesel elétrico, com 60% de conteúdo local, além de ampla gama de produtos, que inclui motores de propulsão, motores auxiliares, geradores de emergência e de bordo.  A Cummins Marine também prepara o início da produção do maior motor de alta rotação já produzido no mercado global, o QSK-95, conhecido como Hedgehog.

  • Corredores mais eficientes

    O Brasilestá tendo que correr atrás do prejuízo para não perder espaço no comércio mundial de granéis sólidos. A pressão do setor produtivo para destravar alguns

    Novos projetos de infraestrutura e plano de armazenagem são esperança para atenuar gargalos no escoamento de granéis entraves logísticos parece ter começado a surtir efeito. O novo marco regulatório dos portos e medidas recentemente adotadas pelo governo para atrair investimentos em armazenagem deixaram os investidores mais otimistas. Os produtores temiam a queda nas exportações e a perda de competitividade dos produtos brasileiros no cenário internacional. Agora, a expectativa deles gira em torno da implementação dessas ações e da queda dos custos da cadeia logística.

  • CMA CGM - Armador obtém lucro no primeiro trimestre

    O armador francês CMA CGM alcançou um lucro líquido de US$ 102 milhões no primeiro trimestre, após uma perda de US$ 240 milhões um ano antes. A receita cresceu 6%, para US$ 3,8 bilhões o volume aumentou 3%, para 2,7 milhões de TEUs. A empresa disse que sua taxa de frete média também aumentou 3%, mas não forneceu números. A taxa de retorno sobre o capital empregado atingiu 14%, em comparação com 0,2% um ano antes.

  • Clean Marine - Samsung encomenda EGCS

    A norueguesa Clean Marine foi escolhida pela Samsung Heavy Industries, na Coreia do Sul, para fornecer sistemas de limpeza de gases de escape (Egcs) para dois novos navios em construção para a armadora AET.

  • Cabos para instrumentação

    A Lapp Group apresenta uma família de cabos para instrumentação e controle navais, bem como para emprego em plantas petrolíferas. Segundo a companhia, os produtos apresentam alta resistência à oxidação, umidade, trepidações, fadigas e temperaturas elevadas.

  • Britador

    O britador de mandíbula Terex Finlay, modelo J-1160, comercializado no Brasil pela BMC – Brasil Máquinas de Construção - foi locado pela Bell Engenharia para a A.R.G. e opera na construção do porto Sudeste.

  • Breakbulk South America

    Centenas de especialistas em cargas de projetos e granéis tradicionais participarão do Congresso Breakbulk South America 2013, que será realizado entre os dias 2 a 5 de setembro de 2013, no Hotel Renaissance, em São Paulo. O tema deste ano é “Navegando pelas mudanças na infraestrutura no Brasil”.

  • Aposta no futuro

    Na expectativa do aumento de vendas, fornecedores de tubos e conexões realizam investimentos visando aumentar produtividade

    Os mercados naval e offshore têm importância significativa para o setor de tubos e conexões. Os vários projetos previstos — navios, sondas, plataformas e FPSOs — dão conta de que o cenário nos próximos anos será de muito trabalho para os fornecedores. Para aumentar sua produtividade, as empresas estão investindo em pesquisa, tecnologia e em construção de novas plantas ou ainda na ampliação de unidades já existentes.
  • Alternativa possível

    Com condição de utilizar seu próprio terminal após acidente, Anglo Ferrous embarca grãos no porto de Santana

    O porto de Santana (AP) teve um incremento na movimentação de minério após o desabamento do terminal da Anglo Ferrous, no dia 28 de março. Depois de dois meses impossibilitada de transportar o seu minério de ferro produzido no Amapá, a Unamgen Mineração e Metalurgia S.A. retomou a exportação do produto, via porto de Santana. O embarque do minério, a empresa iniciou o processo de estoque do produto ainda em maio.

  • Alternativa à bioinvasão

    Pesquisadores da USP desenvolvem sistema que possibilita monitorar, de forma remota e automática, troca da água de lastro dos navios

    Pesquisadores do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um sistema que permite monitorar, de forma remota e automática, a operação de troca da água de lastro dos navios. O objetivo do projeto é identificar, pela coordenada geográfica, a posição em que o navio começou a fazer a troca e monitorar os parâmetros físico-químicos da água. O controle efetivo das trocas da água de lastro pode evitar uma possível disseminação de espécies aquáticas, nocivas às espécies nativas brasileiras.

  • AkzoNobel e Solvay - Parceria para matérias-primas sustentáveis

    A AkzoNobel e a Solvay assinaram, no último dia 5 de junho, um acordo de três anos no qual a AkzoNobel ampliará o uso de matérias-primas renováveis em suas tintas e revestimentos, em continuidade a uma parceria já existente entre as duas empresas. O acordo prevê que a AkzoNobel aumentará progressivamente o uso de epicloridrina de base biológica da Solvay, ou Epicerol, que já está presente em muitas das resinas da empresa para seus produtos de revestimento. 

  • 34DF - Wärtsilä lança versão mais potente de motor

    A Wärtsilä desenvolveu ainda mais sua tecnologia bicombustível e introduziu uma versão mais potente do seu motor Wärtsilä 34DF. Atualmente esse produto está sendo usado principalmente em rebocadores, balsas, ro-ro, ro-pax e workboats. A nova versão atualizada do motor, de acordo com a companhia, aumenta a eficiência em ambos os modos de operação de líquidos e gases e oferece uma potência aumentada até 500kw por cilindro. Este aumento da produção significa que o motor agora cobre uma faixa de potência de 2,9 MW a 8 MW.