Menu

Navio da Marinha que auxilia pesquisadores está aberto a visitação em Natal

O navio "Cruzeiro do Sul", atracado no Porto de Natal desde a tarde de ontem (27), está recebendo curiosos em uma série de visitas guiadas para mostrar o trabalho do navio, como parte da programação da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O navio é mantido pela Marinha do Brasil com o objetivo de dar apoio a pesquisadores da universidades brasileiras das mais variadas áreas de conhecimento: biologia, química, oceanografia. A embarcação comporta no máximo 16 civis, que embarcam em missão com os tripulantes da Marinha. Mediante convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Marinha tem a obrigação de manter o navio em viagem por 80 dias ao ano.
O MCT é o responsável por mediar o contato entre as universidades e a Marinha, para cadastro de pesquisadores aptos a embarcar no navio. O centro de Hidrografia da Marinha é o responsável por fazer a análise do perfil dos pesquisadores que solicitam os serviços do navio.
A embarcação é capaz de dar suporte a atividades práticas de pesquisa marinha, como coleta de água, arrasto de materiais sólidos e análise da água a profundidades de até 6 mil metros. Com um instrumento chamado "rosette", uma gaiola com 12 garrafas para acúmulo de água, os pesquisadores podem acompanhar, em tempo real, características como salinidade, temperatura, pressão, condutividade e oxigênio da água.
O navio está equipado com dois guinchos: um de 6 mil metros de alcance, e outro com 3 mil metros. E também possui dois laboratórios: um "molhado", utilizado para análise de amostras de água, e um outro "seco", destinado à análise de dados coletados pelos pesquisadores, equipado com computadores e softwares adequados.
Segundo o Tenente Elides, que recebeu a equipe da TRIBUNA DO NORTE para a visita, o navio está aguardando uma equipe de pesquisadores que embarcará em Natal, e segue amanhã para as proximidades do arquipélago de Fernando de Noronha.

Fonte:Tribuna do Norte (RN)Natal

Adicionar comentário