Menu

Artigos

Filtro

CBO entrega PSV para Petrobras nesta quinta-feira (8)

  • Indústria naval e Offshore

O Grupo CBO batiza e entrega para operações, nesta quinta-feira (8), o navio de apoio marítimo CBO Ipanema. A cerimônia será realizada às 18 horas, no Pier Mauá, Rio de Janeiro. A embarcação, do tipo PSV 4.500, é o 21º navio da frota da CBO e iniciará imediatamente as operações para suprimento a plataformas de produção de petróleo em alto-mar para a Petrobras.

A embarcação foi construída no estaleiro Aliança, em Niterói (RJ), com financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e teve o BNDES como agente repassador. O PSV possui 88,8 metros de comprimento, 19 metros de boca, oito metros de pontal e 6,5 metros de calado máximo. A velocidade atinge 14 nós.

O CBO Ipanema terá como madrinha a senhora Elza da Conceição Coelho Fortes, esposa do Abelardo Fortes, o primeiro funcionário da CBO, atualmente coordenador de manutenção dos motores dos navios de propulsão diesel-elétricos. O sistema de posicionamento dinâmico opera em redundância para maior segurança. Já o sistema de comunicação de dados e de voz de última geração, via satélite, permite troca de dados em tempo real.

De acordo com o grupo CBO, o estaleiro Aliança utilizou nesse navio a verticalização da sua produção, com o processamento, corte, conformação e pintura básica realizada na unidade industrial Aliança Offshore, localizada em São Gonçalo (RJ).

A frota da CBO é composta por 21 navios: CBO Campos; CBO Rio; CBO Vitória; CBO Guanabara; CBO Chiara; CBO Anna Gabriella; CBO Valentina; CBO Manoella; CBO Isabella; CBO Carolina; CBO Anita; CBO Bianca; CBO Ana Luisa; CBO Alessandra; CBO Renata; CBO Atlântico, CBO Pacífico, CBO Flamengo, CBO Copacabana, CBO Arpoado e CBO Ipanema.

(Da Redação)<

Pagamento

  • Assinaturas

Seu pagamento foi concluído com sucesso! Uma mensagem com os detalhes desta transação foi enviada para o seu e-mail. Você também poderá acessar sua conta PagSeguro no endereço https://pagseguro.uol.com.br/ para mais informações<